Nova linha do modelo Sandero da Renault
Divulgação/Renault
"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". A frase, dita a Peter Parker, alter ego do Homem Aranha, por seu tio, Ben, define o papel do Sandero na gama Renault. O hatch representa 40% das vendas da marca no país e chega à linha 2015 com ainda mais expectativas sobre sua carroceria, que acaba de ser completamente renovada, assim como a cabine. A seu favor, pesa a redução média de 4% na tabela, que agora parte de R$ 29.890 na versão Authentique 1.0, de entrada.
Nova opção de topo, a Dynamique 1.6, chega a R$ 42.390. Há ainda as intermediárias Expression 1.0, por R$ 34.990, e 1.6, por R$ 38.590.
Os motores flexíveis não mudaram. O 1.0 gera até 80 cv e o 1.6, até 106 cv. Opcional, o câmbio automatizado de cinco marchas virá até agosto, Rival de Fiat Palio e Volkswagen Gol, o Sandero ganhou linhas semelhantes às do Logan. O visual ficou bem resolvido.
Na dianteira, para-choque, grade, faróis e capô foram redesenhados. Atrás, as lanternas passaram a invadir as laterais.
O interior, igual ao do Logan, é mais bem acabado que o anterior Apesar de ser duro, o plástico dos revestimentos aparenta ter mais qualidade e não há rebarbas aparentes.
A versão avaliada, Dynamique 1.6, tem apliques que imitam cromado nas saídas de ar e quadro de instrumentos. Este ganhou novos grafismos e está com visual mais limpo.
O volante traz novo formato e regulagem de altura de série. Na opção de topo é coberto de couro e traz ajustes do controlador de velocidade. Os do som estão na coluna de direção.
A opção Dynamique tem ainda tela de 7" sensível ao toque e kit multimídia bem intuitivo. Há dados do som, que tem toca-CDs, entrada USB e Bluetooth, além de informações como a temperatura externa.
Feito sobre a base do Logan, o Sandero tem boa distância entre os eixos e amplo espaço interno, superior ao de todos os rivais. Também merecem destaque os vários porta-objetos.
Rodando, o comportamento do Sandero 2015 não mudou ante o modelo "velho". O hatch é ágil em acelerações e retomadas, já que 85% do torque está disponível a partir das 1.500 rpm. O câmbio manual de cinco marchas tem relações longas e carece de precisão.
Destaques
Interior
Materiais aparentam melhor qualidade. Cabine tem kit multimídia com tela de 7".
Espaço
Entre-eixos de 2,59 metros e porta-malas de 320 litros são acima da média dos rivais.
Desenho
Laterais exibem vincos mais suaves. Cintura elevada passa a impressão de robustez.
Ficha Técnica
Preço sugerido
R$ 42.390 (Dynamique 1.6)
Motor
1.6, 4 cil., 8V, flexível
Potência (cv)*
106 a 5.250 rpm
Torque (mkgf)*
15,5 a 2.850 rpm
Câmbio
Manual e 5 marchas
Comprimento
4,06 metros
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.