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Dentista de São José cai em golpe de aplicativo de delivery e tem prejuízo de R$3.409

Diretor do Procon orienta consumidores sobre como não cair em golpes

Escrito por Meon

22 JUL 2021 - 20H00 (Atualizada em 23 JUL 2021 - 14H33)

Reprodução

Um dentista de 48 anos, do Jardim Aquarius, região oeste de São José dos Campos, sofreu um golpe após pedir comida por aplicativo de delivery, no último domingo. A vítima tomou prejuízo de R$3.409.

Entenda agora como funciona o golpe do delivery.

Carlos contou ao Portal Meon que, na hora do almoço, usou um aplicativo alimentício para pedir um prato numa pizzaria de São José. Sua encomenda foi aceita pelo app, e alguns minutos, depois recebeu mensagem pelo mesmo app que avisava que o entregador, Leandro, estava levando o almoço até sua residência.

“Passados mais ou menos uns cinco minutos, este mesmo Leandro me mandou mensagem via aplicativo dizendo que sofreu acidente de moto e perguntou se eu teria um número de telefone que pudesse passar para ele, porque como o restaurante não tinha mais motoboy para fazer entrega, ele teria de passar meu número para o aplicativo entrar em contato comigo mais rapidamente”, contou.

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Com isso, o dentista passou o telefone, sem desconfiar de nada. Três minutos depois, recebeu uma ligação com DDD de São Paulo de uma pessoa que se identificou como atendente do aplicativo, informando todos os dados de seu pedido. A pessoa alegou que o entregador não poderia fazer a entrega por causa do acidente.

Por ser horário de almoço, a golpista ainda usou a desculpa de que não tinha mais motoboys disponíveis e que poderia apenas mandar um outro entregador particular, mas que Carlos deveria pagar uma taxa de R$4,99 pela entrega, mas que o valor seria estornado pela empresa.

Passados 10 minutos, o motoboy chegou com o pedido da vítima e confirmou o pagamento da taxa de R$4,99, que seria estornada em seguida. O entregador ainda perguntou se o pagamento do valor seria no crédito ou débito; o dentista escolheu crédito.

Logo após, o motoboy pegou o celular e a maquininha, que era conectada no aparelho, e digitou a taxa de R$4,99. Ele mostrou a tela ao dentista, confirmou o pedido e entregou para a máquina para que o cartão e a senha fossem colocados. 

“Em seguida, o entregador foi embora e entrei no elevador; quando o celular apitou e vi que aparecia uma notificação do aplicativo do cartão alegando que uma compra de R$3.409,00 tinha sido aprovada, aí eu percebi que havia caído num golpe”, disse Carlos.

O dentista acredita que o entregador, que supostamente se chamava Leandro, não seja a mesma pessoa que pegou o pedido no restaurante.

Carlos chegou a ir à pizzaria onde comprou o almoço, ele contou que os funcionários foram solícitos e que deram todas as imagens de segurança para que ele fizesse o boletim de ocorrência.


Por meio das imagens de segurança, o dentista percebeu que o motoboy deixou a moto longe do restaurante e foi à pizzaria buscar o pedido com máscara e capacete para não ser reconhecido. A partir do momento em que o entregador teria visto as informações do aplicativo, entrou em contato com Carlos pelo app e pediu seu telefone, passando-o para outra pessoa em São Paulo, que fez contato com a vítima. Com isso, o motoboy entregou o pedido para um segundo golpista, que levou o pedido ao dentista. Portanto, haveriam dois criminosos e uma moto sem placa. 

Carlos acredita que, no curto espaço de tempo de colocar o cartão e a senha, o golpista teria mudado o valor de R$ 4,99 para R$3.409.

O dentista disse que entrou em contato com o aplicativo para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Ele também cancelou o cartão e registrou boletim de ocorrência para que a polícia investigue o caso. 

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O que diz o Procon

O diretor do Procon de São José dos Campos, Georges Assaad, deu orientações aos consumidores a cerca dos golpes de aplicativo de delivery.

“O consumidor precisa ter atenção quando a oferta for extremamente vantajosa e muito diferente do que ofertado normalmente no mercado. É importante que o consumidor fique atento com situações que fujam do padrão de atendimento. Caso algo saia da normalidade, como uma ligação informando que o entregador se acidentou, devem ser recebidas com muita suspeita. Nestes casos, o ideal é entrar em contato com o restaurante”, explicou o diretor.

Georges disse ainda que o Procon recebe muitas reclamações sobre os golpes de aplicativos, banco e pix. Além disso, informou que os golpes são relativamente frequentes e que os golpistas, de tempos em tempos, mudam a forma com que realizam os tais golpes.

Para evitar cair nesse tipo de golpe o consumidor deve “ter atenção a essas situações que fogem da normalidade. Ligações de pessoas se passando pelo restaurante ou oferecendo promoções que não estão informadas no aplicativo”, disse Georges.

Mas, se mesmo assim, o consumidor cair no golpe, Assaad orienta que a pessoa deve imediatamente registrar um Boletim de Ocorrência e uma reclamação no Procon.

“Aqui no Procon, a empresa detentora do aplicativo será chamada para prestar esclarecimentos e analisar o pleito de devolução dos valores ao consumidor. Caso a empresa se negue a devolver, o consumidor poderá buscar o judiciário para tentar satisfazer o seu pleito. A empresa, além disso, caso fique constatado que a fraude ocorreu por meio do aplicativo, poderá ser multada pelo Procon. A multa varia de R$ 741,06 a R$ 11 milhões”, explicou.

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