RMVale

Dia dos Pais: lojistas esperam aumento das vendas no comércio

Comerciantes estão otimistas com a diminuição das restrições impostas por causa da pandemia

Escrito por Meon

03 AGO 2021 - 20H45 (Atualizada em 03 AGO 2021 - 20H53)

Reprodução

O Dia dos Pais já é no próximo domingo (8), mas ainda dá tempo de correr até a loja ou dar aquela pesquisada na internet para comprar uma lembrança.

Isso é o que esperam os lojistas de São José dos Campos, que segundo levantamento da ACI (Associação Comercial e Industrial), acreditam que haverá aumento de 4% nas vendas, com relação à mesma ocasião em 2020.

De acordo com a ACI, no ano passado, lojas e empresas tiveram de reinventar o negócio, reduzir custos e aderir a medidas de ajuda do governo, como a MP do Emprego, que evitou demissões mais volumosas no comércio de São José dos Campos, e linhas de apoio às empresas, como o Pronampe, do governo federal.

A associação também ajudou a evitar que a crise fosse maior em São José -- liberou empréstimos a juros baixos aos empresários da cidade por meio do AC Crédito.

Todas as datas festivas sofreram com o fechamento das lojas físicas, por outro lado, as vendas online se expandiram. Assim, o estrago foi grande, com relação a 2019, mas menor do que o esperado.

Menos restrições

A boa expectativa para 2021 se deve à retomada gradual da economia e a reabertura quase total das lojas físicas, graças ao avanço da campanha de vacinação no município.

Segundo a ACI, as vendas de 2021 já registraram crescimento no Dia das Mães e no Dia dos Namorados, com aumento de vendas entre 6% a 7%. Ainda temos Dia das Crianças e Natal para confirmar a melhora do cenário.

Mercado hightech ganha impulso no Dia dos Pais

Segundo a ACI, é provável que roupas e calçados continuem fazendo sucesso de vendas. No entanto, a procura por eletrônicos, como kindles, celulares, notebooks, relógios digitais e fones sem fio aumentou expressivamente. O mercado hightech está aquecido e fica aquecido nesta ocasião.

A conclusão é que, como sempre, o brasileiro aprende até mesmo nos piores momentos.

“Além de muitas dificuldades, a pandemia trouxe muitas lições para o empresariado. Uma delas é não desistir, buscar estratégias e fórmulas para manter seu negócio funcionamento”, diz a presidente da ACI, Eliane Maia.

“Os números de 2021, até agora, mostram uma retomada da economia, que, embora gradual, reflete em números positivos para o comércio. Esse é um fator positivo, mas que, ao mesmo tempo, exige cautela: a pandemia ainda existe e não podemos baixar a guarda. Devemos seguir os protocolos sanitários, ampliar a cobertura vacinal e cuidar de nós e das pessoas que estão ao nosso lado. É pela união que vamos vencer esse desafio”, conclui a presidente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.