Funcionários da GM de São José dos Campos aprovam PDV e extensão de layoff
A empresa não informou qual é a meta e o período de adesão ao PDV


Os metalúrgicos da GM (General Motors) de São José dos Campos aprovaram as propostas da abertura de PDV (Programa de Demissão Voluntária) e extensão de layoff na fábrica. A votação virtual começou nesta segunda-feira e terminou nesta terça (25).
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, as propostas foram votadas separadamente. Cerca de 2.320 trabalhadores, que representam 82,27%, aprovaram o PDV, 391 (13,87%) rejeitaram e 109 metalúrgicos (3,87%) abstiveram-se.
O Sindicato disse ainda que o programa de demissão será aberto a todos os funcionários da fábrica, mas a GM não informou qual é a meta e o período de adesão.
Os funcionários que aderirem ao PDV irão receber salários adicionais, extensão do convênio médico e um carro Onix Joy Black. Os benefícios variam de acordo com o tempo de fábrica de cada trabalhador.
Já a extensão do layoff foi aprovada por 2.399 funcionários, que representa 85,07%, enquanto 376 metalúrgicos (13,33%) rejeitaram a extensão e 45 (1,6%) de abstenções.
Com a aprovação em assembleia, a GM vai estender o programa por mais dois meses. Pelo acordo que está em vigor desde abril, o layoff terminaria dia 12 de setembro. Agora deve seguir até novembro, podendo estender-se ainda até abril de 2021 se o mercado automotivo não reagir.
Atualmente, cerca de 1,1 mil trabalhadores estão em layoff e 2,5 mil estão na fábrica. A fábrica da GM em São José dos Campos produz os modelos S10 e Trailblazer.
Posts Relacionados

Dutra e Rio-Santos devem receber mais de 1,7 milhão de veículos no feriado

Trampolim oferece 625 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no Vale do Paraíba

RMVale registra 24 denúncias de assédio eleitoral nas eleições de 2026
