RMVale

Grupo Meon reúne Ministério, prefeitos eleitos e secretarias em seminário sobre retomada do turismo na RMVale

O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (16) em São José dos Campos

Escrito por Tamires Vichi

16 DEZ 2020 - 19H48 (Atualizada em 17 DEZ 2020 - 11H23)

Diálogos & Estratégias – Turismo

Com foco no turismo como fator crucial para o desenvolvimento econômico e social na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e do Litoral Norte), o Grupo Meon de Comunicações realiza o primeiro seminário ‘Diálogos & Estratégias – Turismo’, reunindo autoridades municipais, estaduais e nacionais em uma reflexão sobre a retomada do turismo na região.

O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), reunindo importantes agentes do trade turístico nacional, com a presença da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, do Ministério do Turismo, municípios da RMVale, associações e lideranças da região na área do turismo.

Bruno Omori, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Esporte, Cultura e Meio Ambiente, mediou o encontro, compartilhando seu vasto conhecimento e experiência com os presentes. Regina Baumann, diretora-executiva do Grupo Meon, fez a abertura agradecendo a participação de todos e reforçando o compromisso do grupo, junto às esferas pública e privada, na busca pelo desenvolvimento regional:

"O Meon foi concebido para contribuir com o desenvolvimento regional [...]. A nossa região tem 39 cidades e 2,5 milhões de pessoas, então nós acreditamos que nós temos uma força, que juntos nós podemos desenvolver muito mais do que cada cidade isoladamante, e é por isso que o Meon se propôs a esse encontro hoje", compartilhou Regina Baumann, durante seu discr

Em seguida, para iniciar o debate, Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, fez sua participação online, ressaltando o sólido potencial turístico da região e enfatizando que os próximos passos para o desenvolvimento do setor devem ser a criação dos planos diretores regionais, deixando claro que municípios que têm a intenção de crescer no turismo, precisam pensar de forma integral:

“Participação direta na lógica do desenvolvimento regional. Por que não no municipal? Porque não é suficiente, o trabalho municipal é outra camada. É preciso que a região se entenda, com as suas rodovias, as suas entradas, o seu aeroporto, a sua movimentação, a movimentação dos turistas”.

De acordo com dados da Secretaria de Turismo de SP, em 2020, a queda da movimentação no setor foi de 35%, chegando a 90% na área de eventos. No entanto, a previsão para 2021 é que a pasta tenha um crescimento de 18%, mas estratégias precisam ser pensadas em conjuntos de forma regional e integral entre cidades.

Após balanço das ações e investimentos da Secretaria de Turismo, Lummertz detalhou que a retomada deve ser bem estruturada com projetos consistentes, lembrando do programa de Crédito Turístico e de financiamentos internacionais, como forma de fomentar e possibilitar a execução de planos.

William França, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, também participou por videoconferência e apresentou o Selo Turismo Responsável, programa nacional que tem como objetivo certificar as empresas e estabelecimentos que maximizam a segurança sanitária em meio à pandemia da Covid-19, garantindo que os turistas sintam-se seguros em viajar e frequentar ambientes que sigam os protocolos sanitários de combate ao contágio do vírus.

O secretário reforçou o convite para que todos os municípios façam a adesão do selo, detalhando o conjunto de ações necessárias, que vão de encontro ao objetivo do seminário: dialogar e desenvolver ações que garantam a retomada do turismo de forma segura e gradual para a região.

“Dentro desse processo de organização de retomada, de incentivo às viagens, o Ministério do Turismo está apresentando para vocês o Selo Turismo Responsável, ele é parte essencial do plano de retomada do turismo, que foi lançado recentemente, agora no mês de novembro, embora o Selo tenha sido apresentado pra todos desde junho de 2020”, explicou.

Prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos de toda a RMVale comparecem, assim como secretários, conselheiros e lideranças do turismo na região. O seminário foi exibido online, ao vivo, e pode ser visto, integralmente, na página oficial do Portal Meon.

MERCADO DO TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O encontro também contou com a participação de referências da área, que trouxeram diálogos essenciais para o desenvolvimento do turismo regional. No primeiro painel do dia, especialistas conversaram sobre como o turismo, envolvendo as esferas públicas e privadas, são uma necessidade emergencial para o desenvolvimento econômico e social.

Participaram do primeiro painel, José Magalhães, secretário-executivo do Conselho Estadual de Turismo e presidente da Associação Brasileira de Chefs e profissionais de Cozinha do Brasil; Toni Sando, presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau e presidente da União Nacional de Destinos; Gustavo Monteiro, secretário-executivo do Circuito Litoral Norte e Márcio Guerreiro, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos de São Paulo.

"Agora é o momento de união, de integração. A gente vem preparando o trade turístico desde o ano passado e nesse momento de retomada a gente já entendeu que a retomada vai ser regional, então esse turismo intermunicipal vai ser importantíssimo pra que a gente consiga ter uma conexão com novos pólos emissores, ou seja, ter um turista mais qualificado, ter um turista que venha durante o ano todo", comentou Gustavo Monteiro, do Circuito Litoral Norte, (consórcio que liga as cidades do Litoral Norte).

No segundo painel do dia a conversa teve como foco a reflexão sobre o mercado do turismo e suas oportunidades, no qual os participantes dialogaram sobre como a criatividade e a inovação podem reaquecer a economia, atraindo novos públicos e investimentos.

Participaram desse segundo momento, Paulo Kenzo, diretor da Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil e Diretor do Parque Magic City; Rodrigo Tavano, vice-presidente da ABIH-SP e Diretor da Pousada Vivendo do Mar; Flavio Gerdulo, Conselheiro do Sindicato das Locadoras de Veículos do Estado de SP e diretor do Portal Blindados e Yoshimiti Matsusaki, CEO da Finnet Turismo.

"A integração junta forças, sem ser clichê, realmente, a união faz a força, então é muito importante que o poder público e o privado consigam juntar esforços, em diferentes esferas, para o desenvolvimento sustentável do turismo", reforçou Paulo Kenzo sobre a importância dos conhecimentos compartilhados durante seminário de integração entre cidades.

Confira como foi o evento transmitido pelo canal do Portal Meon no Youtube:



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tamires Vichi, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.