RMVale

Mais de 100 carros são abordados e 37 pessoas testam positivo para Covid-19 na barreira sanitária em São Sebastião

O bloqueio sanitário e testagem dos passageiros deve se estender até o dia 04 de abril

Escrito por Fernanda Niquirilo

31 MAR 2021 - 11H10 (Atualizada em 31 MAR 2021 - 13H12)

Foto: Elton Ramos/ PMSS barreira ssbaa 1   (Foto: Elton Ramos/ PMSS)

Nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30), foram feitos 364 testes rápidos para detectar Covid-19 em São Sebastião, sendo 37 resultados positivos em fase de transmissão do vírus. Como orientação dos protocolos, as pessoas que testaram positivo foram orientadas a voltar ao município de origem e todos teriam obedecido sem qualquer problema ou tumulto.

Nesta quarta-feira (31), mais uma barreira sanitária acontece em Boraceia, Costa Sul de São Sebastião, conforme consta em decreto municipal referente à Fase Emergencial do Plano São Paulo.

O objetivo da ação é conter o avanço do coronavírus em São Sebastião. Veículos com placas de outras cidades são abordados e os visitantes recebem orientação quanto à pandemia e à situação limítrofe do sistema de saúde no município. Podem circular normalmente veículos dos municípios do Litoral Norte, prestadores de serviço e de serviços essenciais.

Na barreira, eles respondem a um questionário para controle epidemiológico e têm a temperatura corporal aferida.

Há testagem rápida para detectar Covid-19 por amostragem.  Também é feita a desinfecção de pneus com uma solução à base de hipoclorito de sódio, produto químico que destrói a estrutura molecular do vírus.

Em caso de visitantes que testarem positivo, eles são direcionados a retornar à sua cidade de origem, procurar uma unidade de saúde e realizar quarentena domiciliar.

A barreira sanitária é feita com a participação das Secretarias de Saúde, de Segurança Urbana e Serviços Públicos, da Fundação de Saúde Pública, com a colaboração da Polícia Militar, Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo e parceria com a ETS Escola Técnica.

Foto: Elton Ramos/ PMSS
Foto: Elton Ramos/ PMSS


Medidas na cidade

As praias em São Sebastião estão fechadas e sendo fiscalizadas pela guarda municipal. No último fim de semana, turistas vandalizam barreiras e furam restrição de acesso às praias de São Sebastião.

Na rede hoteleira, os hóspedes devem apresentar um teste negativo do tipo RT-PCR realizado até 48 horas antes da visita à cidade.

A cidade também proibiu o uso de piscinas, churrasqueiras, parques infantis e áreas de lazer em condomínios residenciais. Quem infringir a regra pode receber multas que variam de R$ 145,45 até R$ 1.454,50.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fernanda Niquirilo, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.