RMVale

Operação Casa Limpa em São José recolhe 4,7 toneladas de materiais

Ação visa eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Escrito por Meon

10 DEZ 2024 - 16H08 (Atualizada em 10 DEZ 2024 - 16H33)

Reprodução

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Operação Casa Limpa, recolheu no último sábado (7) cerca de 4,7 toneladas de objetos potencialmente capazes de servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. A ação foi realizada no bairro Cidade Morumbi, na região sul da cidade.

Durante a primeira semana da operação, de 2 a 6 de dezembro, a equipe orientou a população sobre a importância de eliminar objetos inservíveis que possam acumular água. No sábado, os moradores foram incentivados a colocar esses materiais na frente de suas casas, facilitando o trabalho de coleta. Aproximadamente 7.159 residências em 174 quadras foram visitadas.

A operação contou com o apoio de dois caminhões, um do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e outro da Secretaria de Manutenção da Cidade, além de um carro de som, um veículo de supervisão e cerca de 40 agentes de combate às endemias. Além da coleta, também foram realizadas atividades educativas na praça Hildete da Silva Boaventura, com a participação de 70 pessoas que visitaram estandes informativos sobre o mosquito e as doenças que ele transmite.

A operação tem como foco a remoção de pneus, garrafas, latas, potes, tambores, piscinas desmontáveis e outros objetos que acumulam água. No entanto, itens como terra, entulho de construção, móveis velhos e lixo orgânico não foram recolhidos.

A ação também incluiu atividades preventivas, especialmente voltadas para crianças. A equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) do CCZ promoveu apresentações didáticas nas escolas e em locais públicos, utilizando teatro de fantoches, microscópios e materiais educativos para explicar o ciclo do mosquito e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

Essas iniciativas têm contribuído de forma significativa para a conscientização da comunidade, transformando-a em agentes multiplicadores no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.