RMVale

Primeiro caso de Covid-19 na RMVale completa um ano e região vive pior momento da pandemia

A região está com 80% de ocupação nos leitos de UTI, tem 136 mil casos e 2.529 mortes pela doença

Escrito por Samuel Strazzer

18 MAR 2021 - 13H48 (Atualizada em 18 MAR 2021 - 14H39)

Agência Brasil/Arquivo

Há exatamente um ano, a RMVale registrava o primeiro caso positivo de Covid-19 na região. Na época, o caos que o vírus causava em países da Europa já havia gerado uma tensão em toda a população brasileira e no Vale do Paraíba não era diferente.

Desde então, passamos pela primeira onda, tivemos a falsa impressão de que estava chegando ao fim, a segunda onda de contaminações chegou com novas cepas, casos de reinfecção, aumento no número de internações, colapso no sistema de Saúde de diversas cidades e recorde de mortes.

Hoje, dia 18 de março de 2021, o vírus ainda não foi embora, mais do que isso, a pandemia está mais grave do que nunca. A RMVale tem mais de 136 mil casos positivos, sendo 2.529 mortes. Neste um ano de enfrentamento ao coronavírus, a região registrou uma média diária de 374 novos casos e 6,9 mortes por dia.

Segundo dados do Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), atualmente a RMVale está com ocupação de 80,7% nos leitos de UTI e com 57,5% nos leitos de enfermaria. O panorama é ainda mais grave a nível estadual; há 90,3% de ocupação nas UTIs e 78,1% na enfermaria.

Dr. Elton (MDB), vereador de São José e médico, atua na linha de frente do combate a Covid-19 desde o início da pandemia. O médico afirma que não é momento para a população relaxar.

“Nós fizemos bastante da nossa parte, mas estamos cada vez ais cansados do isolamento, da utilização de máscaras, mas não é hora pra gente passar por isso. [...] é um temor de todos os médicos que estão trabalhando na linha de frente, que é ter que realizar a escolha de quem vai pro tubo e quem não vai em virtude da grande demanda e quantidade de pacientes, que pode acontecer nos próximos momentos”, relata Dr. Elton.

O médico reforça a necessidade de fazer o isolamento social. Dr. Elton explica que as contaminações acontecem principalmente nas pequenas aglomerações, como em encontros familiares onde as pessoas ficam mais próximas e o ambiente descontraído leva todos a relaxarem as medidas de prevenção.

“Talvez o papel mais importante pra nossa sociedade no momento é tentar reduzir as contaminações que acontecem principalmente em pequenas aglomerações, em ambientes de segurança, onde as pessoas deixam utilizar máscara e álcool. São reuniões de família, pequenas reuniões feitas com amigos. É nesse momento que a contaminação acontece de maneira desenfreada. Fazendo com que a ocupação dos leitos venha a acontecer da maneira como está acontecendo hoje. Então, nós precisamos, nesse momento, parar, pensar qual é o nosso papel como cidadão pra que a gente reduza contaminações”, orienta o doutor.


Primeiro e segundo caso foram confirmadas no mesmo dia

O primeiro caso positivo de coronavírus foi registrado em São José dos Campos, que já monitorava 20 casos suspeitos da doença. O prefeito Felício Ramuth (PSDB) revelou em primeira mão no programa de A Voz do Vale, da rádio Logos FM, que havia um caso positivado na cidade. Logo em seguida, o Portal Meon confirmou as informações com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde e foi o primeiro jornal da RMVale a dar a notícia.

A pessoa contaminada foi uma jovem, de 21 anos, enfermeira de um hospital privado do município. A paciente foi orientada a ficar em isolamento domiciliar e não compartilhar objetos pessoais com os familiares.

A testagem ainda dependia do envio de material genético para um laboratório fora da cidade e havia necessidade de fazer o exame de contraprova. Na época, a médica Tereza Cardoso, chefe de vigilância em saúde da prefeitura, informou que o resultado da contraprova demoraria cerca de 10 dias para ser divulgado.

No mesmo dia mais tarde, a prefeitura de São José confirmou o segundo caso positivo de Covid-19. O paciente era um idoso, de 61 anos, que havia viajado recentemente à Inglaterra.

No dia em que recebeu o resultado positivo, ele já estava internado há cinco dias em um hospital da rede privada e seu quadro de saúde era estável.


Chegada da Vacina

A vacinação contra a Covid-19 começou na RMVale no dia 20 de janeiro de 2021. A primeira pessoa imunizada foi a técnica de enfermagem Juliana Santos, de 33 anos, que recebeu a CoronaVac no dia do seu aniversário.

O início da vacinação na cidade foi acompanhado pelo governador de São Paulo Joao Doria (PSDB), pelo prefeito Felicio Ramuth (PSDB) e outras autoridades. Profissionais da saúde na linha de frente do Hospital Regional de São José foram os primeiros a receber a vacina.

Até esta quinta-feira (18), já foram vacinadas 95.965 pessoas entre profissionais da saúde e idosos a partir de 74 anos.


Combate a pandemia

Em São José dos Campos, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus foi criado no dia 12 de março de 2020 e o estado de calamidade pública foi decretado 11 dias depois, no dia 23 de março.

No estado de São Paulo, a primeira quarentena foi decretada no dia 23 de março. O Plano SP de retomada consciente entrou em vigor no dia 1º de junho do ano passado.

Além das medidas preventivas, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e regras de distanciamento social, no decorrer da pandemia, a RMVale precisou reforçar o sistema de Saúde.

Segundo dados do Governo do Estado, a região quase dobrou a sua capacidade para assistência a pacientes Covid-19. Após o envio de 241 respiradores, hoje há 772 leitos para o tratamento da doença, sendo 271 UTI. Além dos equipamentos, houve o repasse de R$ R$ 19,6 milhões aos municípios da região.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.