Por Jefferson Santos Em RMVale Atualizada em 18 MAR 2020 - 17H08

Secretaria de Saúde confirma que jovem de São José com coronavírus é enfermeira

A paciente passa bem e está em isolamento domiciliar

Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil


A Secretaria de Saúde de São José dos Campos confirmou que a jovem de 21 anos, que teve teste positivo para coronavírus, é enfermeira de um hospital da rede privada. Por ora, a Vigilância Epidemiológica aguarda a confirmação de um segundo teste, chamado de contraprova, para que o caso seja ‘reconhecido’ e entre na lista do Ministério da Saúde.

De acordo com a médica Tereza Cardoso, chefe de vigilância em saúde da prefeitura, a previsão é que o resultado da contraprova seja divulgado em, pelo menos, 10 dias. Segundo a médica, a paciente passa bem e está em isolamento domiciliar e foi orientada a não compartilhar com os familiares objetos pessoais e até mesmo talheres e copos.

Em caso de precisar falar com outras pessoas, a garota precisa usar máscaras e estar a um metro de distância de quem estiver conversando. Para preservar a identidade da vítima, a Secretaria de Saúde não informa o bairro onde a paciente mora ou o hospital onde ela trabalha.

Nesta terça-feira (17), a Prefeitura de São José anunciou que uma ala especial será criada no Hospital Municipal para atender a pacientes infectados com a doença. Questionada sobre a possibilidade de a jovem ser internada nessa ala, a médica explicou que “o local só receberá pacientes que estivem em estado grave”.

Segundo Tereza Cardoso, todas as pessoas que tiverem teste positivo para coronavírus serão monitoradas diariamente para saber se houve piora ou não do quadro de saúde. Os sintomas do Covid-19 são febre, tosse e coriza (de uma gripe normal). Para determinar que a pessoa está com quadro grave, a secretaria avalia a reincidência da febre.

São José dos Campos tem 20 casos suspeitos e 14 descartados, segundo informa a prefeitura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jefferson Santos , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.