Por Tamires Vichi Em RMVale Atualizada em 24 JUL 2020 - 17H55

Prefeitos do Codivap exigem que RMVale avance para a fase amarela no Plano SP

Codivap afirma que existe erro técnico nos dados apresentados pelo sistema do SUS, acrescentando 1.131 casos inexistentes de coronavírus na região

Nesta sexta-feira (24), prefeitos do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), se reuniram em uma coletiva de imprensa no Paço Municipal, em São José dos Campos, para exigirem correção dos dados registrados de coronavírus durante a semana do dia 17 a 23 de julho.

De acordo com o Codivap, o sistema do SUS registrou 1.131 casos a mais de coronavírus, fazendo com que a região do Vale do Paraíba permanecesse na fase laranja do Plano SP, quando na verdade, a região já poderia avançar para a fase amarela, possibilitando a retomada de diversas atividades econômicas, como estabelecido no Plano São Paulo do Governo Estadual.

Durante a reunião, o prefeito Felicio Ramuth (PSDB), usou um trecho da coletiva de imprensa da última quinta-feira (23), realizada pelo Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, na qual ele afirma que realmente existiu uma falha na contagem dos dados na cidade de São Paulo, por conta de instabilidade do sistema.

Após investigarem os números da região, os chefes do Executivo exigiram que o Governo do Estado reclassifique a RMVale para a fase amarela. O Codivap ainda afirmou que não existe nenhum tipo de pressão política ou de setores da economia nesta decisão, argumentando que a flexibilização do mercado é a melhor forma de evitar maiores danos ao comércio e à população.


Participaram da coletiva de imprensa o presidente do Codivap e  prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), Felicio Ramuth (PSDB) de São José dos Campos, Ortiz Junior (PSDB) de Taubaté, Délcio Sato (PSD) de Ubatuba e o Presidente da RMVale, também prefeito de Paraibuna, Vitão (PSDB). Outros municípios da região participaram da coletiva por videoconferência.

O prefeito de Taubaté, Ortiz Junior, afirmou que pretende lançar um novo decreto já na próxima segunda-feira (27) para reabertura do comércio, seguindo os critérios de segurança sanitária do Estado para municípios em fase amarela. Outros municípios da região pretendem seguir também a mesma decisão.

De acordo com o Plano SP, cidades na fase amarela podem reabrir salões de beleza e barbearias, academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica, bares, restaurantes e similares (inclusive os localizados em praças de alimentação, shoppings e galerias, desde que possuam ventilação adequada).

A equipe do Portal Meon entrou em contato com o Governo do Estado de São Paulo para saber se os números serão reavaliados, mas por enquanto não houve resposta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tamires Vichi, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.