Por Meon Em RMVale

Publicação sobre morte de macaco no Facebook assusta moradores de Pinda

Prefeitura descarta hipótese de febre amarela como causa da morte

macaco_pinda

Macaco da espécie Sagui é encontrado morto 

Reprodução/ Facebook/Maria Victoria Alves

Uma publicação no Facebook, nesta quarta-feira (17), sobre a morte de um macaco, da espécie Sagui, no bairro Ponte Alta, em Pindamonhangaba, viralizou nos grupos e páginas da cidade alertando da suposta infecção de febre amarela no animal, causando um temor nos moradores. Entretanto, a Secretaria de Saúde já descarta a suspeita e orienta que a população não se desespere.

A prefeitura emitiu uma nota confirmando que a foto teria chego ao departamento de Vigilância de Saúde e que a Polícia Ambiental também teria sido acionada.

Leia MaisCentro de Zoonoses investiga morte de macaco na Vila Costa, em TaubatéPrefeitura de S. José desmente morte de macacos no Parque da CidadeHomem morre com suspeita de febre amarela em São José dos Campos

"A Polícia Ambiental não pode ir até o local pois estava em outra ocorrência. Um responsável do departamento de vigilância da prefeitura foi pessoalmente checar a ocorrência e não encontrou o corpo do animal, que pode ter sido recolhido por outro animal", declara a pasta.

Mesmo sem localizar o corpo do primata, a prefeitura destaca que analisou a foto compartilhada e acredita não se tratar de uma morte relacionada com o vírus da febre amarela.

"É importante ressaltar que pela primeira análise da foto a indícios de que o animal foi atropelado. Em entrevista no local com moradores próximos, foi constatado que nesta via a registros de Saguis atropelados durante o ano", explica.

Mesmo com o temor por recentes casos na grande São Paulo, em Mairiporã, e com a suspeita do primeira morte pela doença na região, de um homem de 28 anos em São José dos Campos, a Secretaria de Saúde reforça que Pindamonhangaba não há nenhum caso e não há motivos para desespero.

 “Não existem motivos para pânico, não estamos em uma região de risco e não foi confirmada nenhuma morte por febre amarela no Vale do Paraíba”, declarou.

Primatas

O Ministério da Saúde reforça que os casos de macacos infectados são semelhantes aos humanos, vítimas da picada do mosquito transmissor.

"A febre amarela do tipo silvestre não pode ser erradicada, já que o vírus circula naturalmente nas matas entre os macacos e vetores silvestres - mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes - que transmitem a doença para seres humanos depois de picar os macacos contaminados", explica o Ministério da Saúde.

Campanha de Vacinação

As 37 cidades da RMVale que devem participar da Campanha de Vacinação com a dose fracionada tiverem a programação antecipada para o 29 de janeiro. Em Pinda, a imunização deve acontecer em seis postos de saúde: Araretama, Cidade Nova, Cisas, Bairro das Campinas, Centro, Ipê 2, uma unidade móvel, além de agentes que farão visitas a área rural.

“Antes do dia 29 de janeiro, só deve tomar vacina quem vai para ás áreas de risco”, diz Rafael Lamana, diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.