RMVale

São José chega a 200 mil empregos com carteira assinada

Setor de serviços liderou as contratações

Escrito por Meon

01 ABR 2024 - 14H09 (Atualizada em 01 ABR 2024 - 14H27)

Adenir Britto/PMSJC

O número de pessoas empregadas com carteira assinada em São José dos Campos atingiu um marco histórico de 200.642 trabalhadores em fevereiro deste ano.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Desde 2021, após o período da pandemia de Covid-19, o município tem observado um crescimento constante e significativo no estoque de empregos formais, que continua em expansão.

Em comparação com dezembro, houve um aumento de 11%. Na época, São José contava com um estoque de 181.867 empregos formais. No final de 2022, esse número subiu para 190.741 trabalhadores, e chegou a 197.694 em dezembro do ano passado. A adição significativa de 2.948 postos de trabalho nos dois primeiros meses de 2024 foi crucial para atingir o nível atual.

Esses dados foram revelados na última atualização do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgada na semana passada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O aumento no número de trabalhadores registrados está intimamente ligado à recuperação econômica de São José dos Campos e ao desempenho impressionante na geração de empregos no período pós-pandemia.

Os técnicos do Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador atribuem esse aumento ao crescimento uniforme da atividade econômica na região, impulsionado pela expansão do setor de serviços e comércio, o lançamento de novos empreendimentos imobiliários e a implantação de trabalhadores na indústria.

Além disso, o investimento em cursos de qualificação, que resultou na oferta de 35 mil vagas gratuitas no ano passado, tem desempenhado um papel fundamental na reintegração profissional na cidade.

De acordo com os dados do Caged, o setor de serviços é o principal gerador de empregos em São José dos Campos, representando mais da metade dos postos de trabalho formais atualmente, com 107.138 (53,3%) pessoas empregadas.

Em seguida, o setor de comércio empregava atualmente 43.777 (21,8%) trabalhadores com carteira assinada, seguidos pela indústria, que possui 38.240 (19%) registros ativos. A construção civil ocupa o quarto lugar, com 10.879 (5,4%) trabalhadores registrados, enquanto o setor agro emprega 608 pessoas com carteira assinada no município.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.