O Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus em São José dos Campos recomendou nesta quarta-feira (15), por meio de nota técnica, o uso de máscaras domésticas por toda a população quando estiverem em contato com outras pessoas. A recomendação é para todos, independentemente se pertencem a algum grupo com fator de risco para complicações do novo coronavírus.
Conforme nota técnica publicada, estudos recentes demonstram que o uso de máscaras, mesmo as feitas em domicílio, associado a lavagem das mãos e medidas de prevenção, contribui para proteção contra o coronavírus. As máscaras servem como barreira parcial para a transmissão do vírus.
Leia MaisConfira recomendações para a fabricação e higiene de máscaras domésticasCruzeiro começa a multar estabelecimentos por falta de uso de máscaras São Sebastião e Ubatuba lideram percentual de isolamento social no Estado
É importante destacar, porém, que somente o uso das máscaras não impede a contaminação. Medidas como higienização das mãos, etiqueta de tosse e distanciamento, restrição e isolamento social devem ser mantidas e potencializadas, não substituídas.
O comitê destaca ainda que as máscaras do tipo cirúrgicas ou N95/PFF2 não devem ser utilizadas pela população geral. O uso de máscaras cirúrgicas é recomendado apenas para profissionais da área da saúde e pessoas com suspeita ou confirmação de coronavírus. As máscaras do tipo N95/PFF2 são recomendadas para profissionais de saúde durante procedimentos e cuidados que gerem aerossóis.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.