São José dos Campos é o município da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) que apresentou a menor taxa de homicídios em 2021. Segundo dados divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), a cidade registrou 6,28 assassinatos a cada grupo de 100 mil habitantes.
A taxa é menor do que a de cidades como Caraguatatuba (6,58), Jacareí (9,60), Guaratinguetá (14,32), Taubaté (14,86) e Pindamonhangaba (17,60). Menor também do que a taxa nacional (21,65) e pouco acima da estadual (6,04).
São José tem hoje uma taxa menor do que a aceitável pela ONU (Organizações das Naçõeos Unidas), que é de 10 homicídios a cada 100 mil habitantes. No ano passado, a cidade registrou 45 homicídios dolosos (com intenção de matar).
Esse cenário era bem diferente há duas décadas, quando a cidade era considerada uma das mais violentas do estado. Só para ter uma ideia, em 2001, 231pessoas foram assassinadas em São José dos Campos.
“Em 2021, nós tivemos um problema no segundo semestre, após a liberação da Covid-19, teve um pequeno aumento nos casos de homicídio, mas ainda dentro de uma margem boa para São José dos Campos. Trabalho esse teto de 10 homicídios por 100 mil habitantes, sempre é nossa preocupação não passar disso; obviamente, sempre tentamos diminuir”, disse o delegado Neimar Camargo, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São José dos Campos.
Ibovespa sobe 1,35% e bate novo recorde
Bolsa brasileira fecha aos 140.928 pontos
Suspeita de tráfico interestadual é transferida para presídio em Tremembé
Ana Lúcia Ferreira, conhecida como Ana Paraguaya, é investigada por ligação com PCC e CV
Europa pode acabar com cobrança por bagagem de mão em voos
Proposta do Parlamento Europeu garante mala de até 7kg sem custo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.