RMVale

São José tem a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes da RMVale

Cidade registrou cerca de seis assassinatos em 2021, de acordo com dados da SSP; taxa aceitável pela ONU é de 10 por 100 mil habitantes

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

10 JUN 2022 - 16H33 (Atualizada em 20 JUN 2022 - 19H58)

Reprodução

São José dos Campos é o município da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) que apresentou a menor taxa de homicídios em 2021. Segundo dados divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), a cidade registrou 6,28 assassinatos a cada grupo de 100 mil habitantes.

A taxa é menor do que a de cidades como Caraguatatuba (6,58), Jacareí (9,60), Guaratinguetá (14,32), Taubaté (14,86) e Pindamonhangaba (17,60). Menor também do que a taxa nacional (21,65) e pouco acima da estadual (6,04).

Queda

São José tem hoje uma taxa menor do que a aceitável pela ONU (Organizações das Naçõeos Unidas), que é de 10 homicídios a cada 100 mil habitantes. No ano passado, a cidade registrou 45 homicídios dolosos (com intenção de matar).

Esse cenário era bem diferente há duas décadas, quando a cidade era considerada uma das mais violentas do estado. Só para ter uma ideia, em 2001, 231pessoas foram assassinadas em São José dos Campos.

“Em 2021, nós tivemos um problema no segundo semestre, após a liberação da Covid-19, teve um pequeno aumento nos casos de homicídio, mas ainda dentro de uma margem boa para São José dos Campos. Trabalho esse teto de 10 homicídios por 100 mil habitantes, sempre é nossa preocupação não passar disso; obviamente, sempre tentamos diminuir”, disse o delegado Neimar Camargo, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São José dos Campos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.