A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta quinta-feira (2), a primeira ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de 2025.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
As atividades seguem até o dia 31, contemplando todas as 42 áreas urbanas do município. Realizada a cada trimestre, a ação é importante para acompanhar os níveis de infestação ao longo do tempo, identificando as áreas prioritárias para atuação e norteando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika.
São 3.167 quarteirões, abrangendo 17.778 imóveis dentro das 42 áreas cadastradas no município. Em cada quarteirão será trabalhado o número de imóveis necessários para atingir a amostragem. Na última ADL realizada no município em outubro de 2024, o resultado do índice larvário foi 0,5 (Índice de Breteau), considerado satisfatório.
Com base nos dados obtidos nas avaliações, a Prefeitura define as melhores formas de combate às doenças no próximo período. Por exemplo, pode-se redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas no município.
Prevenção
Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença e a participação da população no combate ao Aedes aegypti é muito importante, principalmente com o início do verão.
Os dias mais quentes e chuvosos são propícios para proliferação das larvas e é fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa como evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, evite planta aquática, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados reservatórios e caixas-d'água. Confira aqui outras orientações para evitar criadouros.
Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
Além da ADL, ações de prevenção e controle contra dengue são realizadas diariamente pelo município. A programação dos arrastões, nebulização costal e controle de criadouros pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura.
Constantemente, os agentes de combate às endemias promovem um trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os riscos dessas doenças.
São José Basketball enfrenta o Campinas pelas quartas do Paulista
Joseenses precisam vencer para não serem eliminadas
São Sebastião realiza simulados de evacuação em áreas de risco
Cidade passou por tragédia com chuvas em 2023
11 réus são condenados por lavagem de dinheiro e extorsão no Vale do Paraíba
Um dos condenados recebeu a pena de 115 anos de prisão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.