Por Meon Em RMVale

Varejo deu chance de 1º emprego para 9 mil em São José desde 2013

Setor foi quem mais contratou profissionais sem experiência na cidade

maes_comercio

Varejo empregou mais de 9 mil profissionais sem experiência em São José

Arquivo/Meon

O varejo foi o segundo setor que mais deu oportunidades para o primeiro emprego em São José dos Campos. O levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) aponta, que desde janeiro de 2013 até julho de 2017 foram 9.720 admissões de profissionais sem experiência.

“É a principal porta de entrada, quantificamos na cidade, que neste período, quase um quarto foram do varejo. O varejo tem essa capacidade, pois leva em consideração não somente a experiência, mas características pessoais, como pró-atividade, a facilidade de falar, de se relacionar com outras pessoas. Um trabalho que é polivalente e que tenha horário disponível. Isso às vezes vale mais que a experiência. Portanto as características que o varejo buscam são as de quem busca o primeiro emprego”, disse Jaime Vasconcelos, assessor econômico Fecomercio.

O setor que mais deu oportunidade foi o de serviços administrativos, com 10.800 admissões. Em terceiro, aparece serviços de alimentação e alojamento, com 9.468 admissões. De acordo com a Fecomercio, o principal motivo da entrada de profissionais sem experiência é em datas comemorativas.

Leia MaisRMVale tem saldo positivo de 200 empregos em julho, diz CagedProfessor Junior dá dicas sobre emprego na estreia da Web TV MeonSetor de serviços cria 42.981 empregos formais no 1º semestre do ano

“O varejo também vive de datas. A sazonalidade é muito forte. O natal é principal, que vende de 20 a 30% a mais que a média do ano inteiro. Isso faz com que a contratação de temporários seja a principal forma do trabalhador que não tenha experiência ter a sua primeira chance profissionalmente”, disse.

“Sempre foi e vai ser sempre uma vocação de dar a oportunidade para o primeiro emprego. A medida que vai se formando, aprendendo, tiram o funcionário e colocam na indústria”, afirma José Maria de Farias, presidente do sindicato.

Contratações

No geral, nos últimos quatro anos, o varejo fez 79.518 admissões e 81.312 demissões, com um saldo de -1.794 vagas em São José. O setor que mais contratou no período foi o de serviços administrativos, com 93.055 admissões.

Os únicos setores que ficaram com o saldo positivo na geração de empregos foram os de serviços médicos e odontológicos (1.802 vagas) e de ensino (732). De outro lado, quem mais fechou postos de trabalho foi serviços administrativos (-5.165) e serviços de alimentação e alojamento (-3.78).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.