TRE-SP esclarece dúvidas sobre horário, documentos, ordem de votação e justificativa para as Eleições 2026
Primeiro turno ocorre neste domingo (4) das 8h às 17h

Com o primeiro turno das Eleições 2026 agendado para este domingo, 4 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reuniu as principais diretrizes operacionais e regras de conduta para orientar os eleitores do estado de São Paulo. O pleito ocorre das 8h às 17h (horário de Brasília).
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
Documentação e Acesso às Urnas
Para exercer o direito ao voto, basta apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH física ou digital, passaporte ou e-Título com foto impressa). A ausência de biometria não impede o voto, desde que o título de eleitor esteja em situação regular.
É permitida e recomendada a utilização da tradicional “colinha” de papel. Contudo, é estritamente proibida a entrada de celulares, câmeras ou gravadores na cabine de votação; os aparelhos devem ficar retidos com os mesários na mesa receptora.
Ordem de Votação na Urna Eleitoral
A votação em 2026 seguirá uma sequência rígida de seis cargos públicos. A urna eletrônica contará com uma barra de progresso no topo da tela para auxiliar o eleitor:
- Deputado Federal: 4 dígitos
- Deputado Estadual: 5 dígitos
- Senador (1ª vaga): 3 dígitos
- Senador (2ª vaga): 3 dígitos
- Governador: 2 dígitos
- Presidente da República: 2 dígitos
Atenção para a escolha do Senado: Não é permitido o voto de legenda (apenas o número do partido) para senador. O eleitor deve digitar o número completo do candidato de seu próprio estado.
Justificativa Ausencial e Segundo Turno
O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia do pleito pode realizar a justificativa pelo aplicativo e-Título, das 8h às 17h, via geolocalização. O procedimento presencial pode ser feito em qualquer mesa receptora. Após a eleição, a justificativa permanece aberta por até 60 dias via Autoatendimento Eleitoral.
O segundo turno, caso necessário para os cargos do Executivo, está agendado para o dia 25 de outubro de 2026.
Posts Relacionados

Entenda como funciona a Lei Seca no dia da votação em São Paulo e nos estados

Datafolha aponta Tarcísio com 50% e Haddad com 33% na disputa pelo governo de SP

Eleições 2026: veja como consultar o local de votação pelo e-Título e pela internet
