Como prevenção ao coronavírus, GM anuncia férias coletivas em São José
Comunicado foi feito nesta quarta-feira (18) em reivindicação protocolada pelo Sindicato dos Metalúrgicos; Ericsson e JC Hitachi também adotaram medida


A General Motors divulgou comunicado, nesta quarta-feira (18), informando que vai adotar férias coletivas em todo complexo de São José dos Campos entre os dias 30 de março e 12 de abril, como forma de prevenção ao coronavírus. A montadora possuiu cerca de 3,8 mil funcionários na cidade.
A medida foi uma resposta à reivindicação protocolada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, pedindo licença remunerada para todos os trabalhadores por conta da pandemia do Covid-19.
A entidade considera tardio o início das férias apenas no dia 30 e reivindica que os funcionários sejam liberados imediatamente.
“A expansão do contágio da população pelo coronavírus está crescendo diariamente, o que exige medidas urgentes por parte das empresas”.
De acordo com o Sindicato, a GM não informou ainda como funcionará o sistema de férias parciais e setoriais e quantos trabalhadores serão atingidos.
A Ericsson adotou o sistema de home office para os trabalhadores do setor administrativo e colocou em licença remunerada os funcionários que pertencem a grupos de risco em razão do coronavírus. Não há planos de férias coletivas na fábrica.
A JC Hitachi também anunciou férias coletivas aos trabalhadores.
“Os trabalhadores não podem esperar mais. A prevenção tem de começar agora. Os governantes têm de determinar a liberação imediata dos trabalhadores. É uma questão de saúde pública e o que está em jogo é a vida dos trabalhadores”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.
O Sindicato informou que também estão sendo enviadas cartas aos governos federal, estadual e municipais, para que tomem medidas de prevenção ao coronavírus e proteção à classe trabalhadora.
Posts Relacionados



