Prefeitura investiga caso de cobrança de ‘pedágio’ de professores em S. José

Alunos e professores de taekwondo estariam pagando taxas à Liga Vale

Escrito por: Do Meon3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20141127_taekwondo_feminino_sjc_tiao_matins_pmsjc

Comissão irá investigar e apurar o caso

Tião Martins/PMSJC

As acusações de que alunos e professores da Liga Vale, entidade que cuida da parte técnica do taekwondo em São José dos Campos, estariam pagando um ‘pedágio’ para o diretor do projeto levaram a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Esportes, a abrir uma Comissão de Averiguação Preliminar para investigar o caso.

A denúncia veio do professor Ariel Camargo, que participava da Liga Vale e foi demitido no último mês. Ele deu aulas por 12 anos em dois centros comunitários da cidade. “Pra você dar aula, por mais que você esteja cadastrado com a prefeitura, você precisa estar fichado com o Daniel Melo, diretor técnico da Liga Vale. A partir do momento que você receber seu salário da prefeitura, tem que repassar R$150 pra ele. Se você não der, você está fora”, afirma.

De acordo com a Secretaria de Esportes, 16 professores de taekwondo prestam serviço nas unidades esportivas da cidade, para cerca de 1.140 alunos. Atualmente, 24 atletas de taekwondo da cidade recebem auxílio do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).

A comissão foi instaurada na última sexta-feira (18) e irá apurar as eventuais responsabilidades do caso, com o objetivo de descobrir se houve ou não prejuízo aos cofres públicos ou qualquer outro tipo de conduta inadequada na prestação do serviço.

“A Comissão de Averiguação Preliminar foi aberta já na sexta-feira. Nós ouviremos todas as partes para apurar o caso e, então, tomar as medidas cabíveis”, afirma o secretário de esportes, José Luis Nunes.

Números do Taekwondo

em São José dos Campos

16 professores

1.140 alunos

24 atletas

Dados fornecidos pela Secretaria de Esportes

Outro lado
O diretor da Liga Vale de taekwondo, Daniel Melo, negou qualquer tipo de envolvimento referente às acusações feitas pelo professor Ariel Camargo na última semana.

“Os atletas da equipe de alto rendimento treinam de graça no Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional). Eles recebem a bolsa auxílio, que podem utilizar com gastos extras, como treinos de crossfit, uniforme e coisas do tipo. Os alunos beneficiados têm que prestar conta disso depois”, afirma Daniel.

A Liga Vale é uma entidade apoiada pelo vereador Valdir Alvarenga, que também disse desconhecer o fato. “Eu desconheço qualquer pagamento de taxa para a entidade, até porque eu sou padrinho do taekwondo na cidade, mas não tenho conhecimento do administrativo da Liga Vale”, declara.

Abaixo-assinado
A demissão do professor Ariel Camargo e o afastamento do professor Pedro Silva causaram a comoção geral dos alunos e familiares que frequentam os centros comunitários em que ambos davam aulas.

Um abaixo-assinado foi feito e um total de 445 assinaturas foram colhidas. Além disso, uma grande mobilização está sendo feita nas redes sociais. “Os alunos dele querem ele de volta aos centros comunitários o quanto antes, pois ele faz um excelente trabalho. Já fizemos abaixo-assinado e estamos movimentando a internet, isso precisa mudar”, afirma o aluno Lucas Balbinotti, que teve aulas com Ariel por quatro anos.

Publicado em: