Receita Federal, Polícia Federal e Ibama fazem operação em Ilhabela
A realização da 41ª Ilhabela Sailing Week, na última semana, contou com a presença da Leão Marinho III, lancha da Receita Federal, acompanhando o evento, em conjunto com a Polícia Federal e o Ibama.

A realização da 41ª Ilhabela Sailing Week, na última semana, contou com a presença da Leão Marinho III, lancha da Receita Federal, acompanhando o evento, em conjunto com a Polícia Federal e o Ibama.
O foco da Operação Semana da Vela foi a fiscalização da entrada e saída de embarcações, pessoas e mercadorias estrangeiras na costa, respeitando-se as atribuições de cada órgão envolvido e aproveitando-se a cooperação entre eles para troca de informações, assim como visando a otimização dos recursos públicos, tendo em vista que uma única embarcação, a Leão Marinho III, da Inspetoria da Receita Federal em São Sebastião, foi tripulada por servidores das três instituições.
Numa ação como esta, segundo a Receita, é possível, por exemplo, ao se abordar uma embarcação de procedência estrangeira, verificar, conjuntamente, se entrou ou saiu do país de forma regular, seguindo todas as normas aduaneiras, sem transportar mercadoria ilegal, drogas, contrabando, descaminho, animais silvestres e etc, bem como controlar a entrada e permanência dos tripulantes estrangeiros em território nacional.
A operação se concentrou em todo o Canal de São Sebastião, com efetiva vigilância de diversas instalações portuárias, praias, pontos de fundeios e píeres públicos e privados.
“A parceria entre as instituições promete se ampliar, com intuito de combater com maior efetividade os ilícitos aduaneiros (como infrações com mercadorias sujeitas à pena de perdimento, sanções pecuniárias, administrativas, evasão tributária) e as infrações penais (como tráfico internacional de drogas, animais e de armas, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, contrabando e descaminho), por meio de ações coordenadas e conjuntamente articuladas, respeitadas as respectivas atribuições e prerrogativas legais”, diz a inspetora chefe Luciana Medeiros.
Posts Relacionados

Chuvas em setembro aumenta em 30% o serviço de tapa-buracos

HM recebe classificação A+ da Sociedade Brasileira de Ortopedia

Sete procurados pela Justiça são capturados em menos de seis horas no Vale do Paraíba
