Redução da vazão no rio Paraíba segue até final de junho, diz Ceivap

Em reunião na tarde desta quarta-feira (4), o Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul ) decidiu manter até o final de junho a redução na vazão de água do Rio Paraíba do Sul na barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí (RJ). A redução de 190 para 173 metros cúbicos de água por segundo foi autorizada pela ANA (Agência Nacional de Águas), baseada na avaliação da ONS e do próprio comitê.

Escrito por: Elaine Rodrigues2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140523_represa_jaguari_jacarei_flavio_pereira_11_1

Represas da RMVale já operam com apenas 33,9% da capacidade total

Flávio Pereira/Meon

Em reunião na tarde desta quarta-feira (4), o Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul ) decidiu manter até o final de junho a redução na vazão de água do Rio Paraíba do Sul na barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí (RJ). A redução de 190 para 173 metros cúbicos de água por segundo foi autorizada pela ANA (Agência Nacional de Águas), baseada na avaliação da ONS e do próprio comitê.

Os representantes cariocas no Ceivap aceitaram, em caráter de teste, a medida, que será implantada na próxima segunda-feira (9) e pode ser estender até novembro, quando começa o período de chuvas. Segundo a direção da Ceivap,  vão ser realizadas reuniões de acompanhamento durante o mês.

“Vamos semanalmente ver quais os impactos da medida para o abastecimento no Rio de Janeiro. Se não causar problemas, a redução pode ser mantida por mais tempo”, explica Tarcísio José Souza e Silva, secretário executivo do Ceivap.

Participaram da reunião realizada em Resende (RJ) representantes da ANA, da ONS (Operadora Nacional dos Sistema Elétrico), do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo), da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), da Light Serviços de Eletricidade, do Inea-RJ (Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro), da AEA-SP (Associação de Engenheiros e Arquitetos de São Paulo) e do CBH-PS (Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul).

RMVale 
De acordo com Silva, a medida não impacta no abastecimento da RMVale. Contudo, o secretário do Ceivap destaca que o comitê já fez um alerta aos governos dos estados que consomem água do Rio Paraíba do Sul para que iniciem campanhas de uso consciente da água antes.

Em relatório da ONS, enviado em abril deste ano para a ANA, técnicos avaliaram que até novembro de 2014 o nível das represas da Bacia do Rio Paraíba do Sul atingirá 1,8% de sua capacidade. Hoje, segundo monitoramento da ANA, os reservatórios da RMVale operam com 33,9% de sua capacidade total.

Publicado em: