Técnicos da Anvisa irão avaliar serviços de 22 hospitais da RMVale
Somente em São José dos Campos, quatro hospitais serão avaliados

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio do PNASS (Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde), irá avaliar os serviços de 22 estabelecimentos de saúde da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).
De acordo com o Ministério da Saúde, as visitas técnicas estão previstas para acontecer até novembro deste ano. Até o momento, dos 22 estabelecimentos de saúde da região a serem avaliados, 12 estão com o processo concluído ou em andamento e 10 ainda serão verificados.
De acordo com a Anvisa, a avaliação é parte fundamental no planejamento e na gestão do sistema de saúde. O objetivo do PNASS é buscar, de forma abrangente, a realidade dos serviços de saúde vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo a agência, a avaliação é necessária para subsidiar o planejamento e a gestão do sistema de saúde, reordenar a execução das ações e serviços, redimensionar as necessidades da assistência, racionalizar os recursos e controlar os custos e melhorar a resolutividade do sistema de saúde e a qualidade dos serviços.
O PNASS avalia os riscos e as condições de acesso da população aos serviços de saúde, o grau de satisfação dos usuários e as condições e a relação de trabalho dos profissionais nos estabelecimentos.
Enquadram-se no PNASS, hospital geral, hospital especializado e unidade mista; hospital especializado com leitos obstétricos; ambulatório de especialidade e policlínica; e estabelecimentos de saúde com serviços próprios de alta complexidade em oncologia e nefrologia.
No início desta semana, duas avaliadoras do PNASS, Geovannia Mendonça e Mayara Moreira, visitaram a Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba. “Essa visita já estava agendada há alguns meses. Eles já estiveram em São Sebastião e vão passar em Caraguatatuba também. É um processo interessante, que começa com o envio de uma avaliação de gestão feita por nós com alguns documentos que nos são solicitados”, explica Amauri Barboza Toledo, administrador da Santa Casa de Ubatuba.
“Esse programa é bom por que demonstra que estão avaliando quem presta serviços para o SUS (Sistema Único de Saúde). Elas [técnicas] olharam tudo, conversaram com os funcionários e coletaram dados. A previsão é de que esse retorno chegue por volta do meio do ano que vem”, conta Toledo.
Avaliações na RMVale
São José dos Campos
Hospital Materno Infantil Antoninho da Rocha Marmo: finalizada
Hospital Pio XII: finalizada
Santa Casa de Misericórdia: em andamento
Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence: não iniciada
Taubaté
Instituto de Nefrologia: finalizada
Hospital Universitário: finalizada
Hospital Regional do Vale do Paraíba: em andamento
Jacareí
Hospital São Francisco de Assis: finalizada
Distal Day Clinic Jacareí: não iniciada
Guaratinguetá
Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá: não iniciada
Hospital Frei Galvão: não iniciada
Cruzeiro
Santa Casa: não iniciada
Centro De Terapia Renal: não iniciada
Campos do Jordão
Hospital São Paulo: não iniciada
Hospital Leonor Mendes de Barros: não iniciada
São Sebastião
Inehdi São Sebastião: finalizada
Hospital de Clínicas: finalizada
Caçapava
Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Ajuda: finalizada
Caraguatatuba
Casa de Saúde Stella Maris: em andamento
Ubatuba
Santa Casa de Misericórdia: em andamento
Lorena
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia: não iniciada
Pindamonhangaba
Santa Casa: não iniciada
Posts Relacionados

Prêmio AMVALE UNITAU anuncia vencedores em novembro após edição recorde

Ações preventivas preparam cemitérios para o Dia de Finados

Jacareí retoma contagem do tempo de serviço de servidores congelado na pandemia
