Trio sequestra pacientes da Saúde Mental e acaba preso em São José
Três funcionários de uma clínica psiquiátrica clandestina interditada na última sexta-feira (25) em Jambeiro foram presos na noite desta segunda-feira (28) após resgatar três ex-pacientes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Saúde Mental em São José dos Campos.


UPA de Saúde Mental em São José dos Campos
Reprodução/Google Earth
Três funcionários de uma clínica psiquiátrica clandestina interditada na última sexta-feira (25) em Jambeiro foram presos na noite desta segunda-feira (28) após resgatar três ex-pacientes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Saúde Mental em São José dos Campos.
De acordo com a Polícia Civil, o dono do estabelecimento, que fazia parte do trio, queria recuperar os 26 internos que foram tirados de sua clínica ilegal e levados para diversas unidades de saúde de São José para montar uma nova instalação clandestina em outra cidade.
Ousadia
Na última noite, o proprietário da clínica ilegal junto com outras duas pessoas, entre elas uma mulher, fingiram ser funcionários da Prefeitura de Jambeiro e foram, num ato ousado, até a UPA de Saúde Mental, no Jardim Satélite, buscar três de seus ex-pacientes que estavam de alta.
Segundo a Secretaria de Saúde, a equipe da UPA esperava por um grupo de Jambeiro e por isso acreditou nos impostores, que apresentaram documentos pessoais dos pacientes e um cartão de visita da Secretaria de Desenvolvimento Social de Jambeiro.
Depois que o trio saiu, a equipe da unidade de saúde mental ligou para a Prefeitura de Jambeiro para avisar que os pacientes estavam a caminho e descobriram a farsa. Imediatamente, a Polícia Civil foi acionada.
Como pretendia resgatar todos seus ex-pacientes, o trio voltou para buscar mais pessoas e foi preso em flagrante pela polícia. A mulher e os dois homens foram encaminhados para a cadeia de Caçapava, onde estão à disposição da Justiça e podem respoder por formação de quadrilha e sequestro qualificado.
Até o momento, ainda não se sabe como o grupo teve acesso a informação sobre a alta e nem a localização dos pacientes. O trio queria recuperar os idosos porque recebiam as aposentadores e pensões dos pacientes.
Entenda o caso
Na manhã de sexta-feira (25) a Prefeitura de Jambeiro descobriu um abrigo clandestino na região rural da cidade. Assistentes sociais e o médico da prefeitura encontraram alimentos estragados e medicamentos com a validade vencida no local. O caso, que também será acompanhado pelo MP (Ministério Público), foi encaminhado para a Polícia Civil e foi registrado boletim de ocorrência.
Dos 26 pacientes resgatados da clínica ilegal, dois foram levados pelas famílias e o restante permanece internado em São José dos Campos até serem transferidos para comunidades terapêuticas pela Prefeitura de Jambeiro.
Posts Relacionados

Ações preventivas preparam cemitérios para o Dia de Finados

Jacareí retoma contagem do tempo de serviço de servidores congelado na pandemia

‘Dia D’ do Outubro Rosa atende mais de 540 mulheres e supera expectativas em Jacareí
