Mais de 400 explosivos já estão posicionados no antigo Hotel Urupema, no Centro de São José dos Campos, que será implodido na manhã deste domingo (16). A estrutura, localizada na Avenida Nove de Julho, começará a ser demolida às 10h.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A preparação final ocorreu na manhã deste sábado (15). No total, foram instaladas 420 cargas explosivas, somando 50 quilos de material, distribuídas nos pilares de sustentação do prédio. Segundo o engenheiro de minas Manoel Jorge Diniz Dias, o “Manezinho da Implosão”, responsável técnico pela operação, a montagem ocorreu sem riscos.
“Instalamos explosivos nos pilares, que são a estrutura principal. Todos os preparativos foram feitos de forma tranquila, sem necessidade de andaimes ou trabalho em altura. A operação está totalmente sob controle”, afirmou.
Para reduzir a poeira após o desmoronamento, piscinas plásticas com água foram colocadas em pontos estratégicos dentro da edificação.
A expectativa é que toda a estrutura venha ao chão em cerca de seis segundos, gerando aproximadamente 9 mil toneladas de entulho. Após a explosão, o material será submetido a fragmentação mecanizada — um processo parecido com trituração — que deve durar cerca de um mês. Os resíduos resultantes serão reaproveitados por uma empresa especializada.
Evacuação e esquema de segurança
A Engemak Construtora, responsável pelo prédio, orientou que todos os moradores que vivem próximos ao antigo hotel devem deixar suas casas até 9h deste domingo. Eles deverão se dirigir à área de isolamento definida pela Defesa Civil.
O retorno às residências só será liberado após nova avaliação do órgão, prevista para a partir das 10h30.
A implosão será precedida por quatro alertas sonoros oficiais:
9h – aviso de desocupação obrigatória
9h30 – alerta indicando 30 minutos para a implosão
9h55 – sinal de que faltam 5 minutos
9h59 – contagem regressiva final
Os moradores também foram orientados a fechar portas, janelas e varandas, retirar animais de estimação e evitar estacionar veículos nas áreas bloqueadas.
Especialista com histórico em grandes implosões
O responsável técnico pela operação, Manoel Jorge Diniz Dias, é considerado o principal especialista em implosões do país. Ele comandou a derrubada de estruturas como parte do complexo do Carandiru e, mais recentemente, a implosão de um prédio abandonado na Avenida Tubarão, no Jardim Aquarius, em agosto de 2024.
Na operação do Aquarius, o desmoronamento levou menos de 10 segundos. Segundo o engenheiro, a implosão do antigo Hotel Urupema deverá ter dinâmica semelhante.
A população poderá acompanhar todo o processo ao vivo e, segundo a prefeitura e a Defesa Civil, o esquema de segurança foi montado para garantir tranquilidade aos moradores e minimizar impactos na região central da cidade.
Uso de drones
A ação deste domingo deve contar com um reforço para amenizar a poeira: o uso de drones.
Ao todo, serão utilizados dois 'drones bombeiros', da empresa UAVI, localizada no Parque Tecnológico de São José, como testes.
Os dois drones, utilizados para combater incêndios, são equipados com mangueira direta, pressurizada, e deve jogar mais de 1 mil litros de água por minuto cada.
Segundo dia de provas do ENEM acontece neste domingo (16)
Mais de 50 mil estudantes da RMVale estão inscritos
São José dos Campos realiza Festival de Ginástica Artística
Evento acontece neste domingo (16)
Operação de poda e limpeza urbana mantém ritmo intenso em São José
As iniciativas fazem parte do Plano de Gestão 2025-2028
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.