Rafael Pascucci é eleito presidente da Câmara de São José dos Campos para o biênio 2027-2028

Vereador do PSD recebeu 19 dos 21 votos em eleição realizada nesta quinta-feira (1º); Senna foi eleito 1º vice-presidente

Escrito por: Rubens Baracho3 min de leitura
Rubens Baracho/Meon
Rubens Baracho/Meon

O vereador Rafael Pascucci (PSD) foi eleito, nesta quinta-feira (1º), presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos para o biênio 2027-2028. A votação ocorreu durante uma sessão extraordinária e definiu também os demais integrantes da Mesa Diretora do Legislativo joseense.

Pascucci foi candidato único à presidência e recebeu 19 dos 21 votos. Houve ainda um voto em branco e um voto nulo. O vereador Lino Bispo (PL), que vinha articulando uma candidatura ao cargo, desistiu da disputa antes da votação.

Atual presidente da Câmara, Roberto do Eleven (PSD), será substituído por Pascucci a partir do primeiro dia útil de janeiro de 2027, conforme as regras previstas na Lei Orgânica do município.

Pascucci tem 42 anos, é advogado e servidor público municipal. Ele está no segundo mandato consecutivo como vereador e integra a 19ª Legislatura, que vai de 2025 a 2028.

Como ficou a nova Mesa Diretora da Câmara de São José

Além da presidência, a eleição definiu os demais cargos da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028.

Para a 1ª vice-presidência, foi eleito Anderson Senna (PL), com 15 votos. Foram registrados três votos em branco e três nulos.

Rogério da Acasen (MDB) foi eleito 2º vice-presidente. Ele era candidato único ao cargo e recebeu 19 votos.

O vereador Marcelo Garcia (PRD) foi escolhido para a 1ª Secretaria, também com 19 votos.

Juliana Fraga (PT) foi eleita 2ª secretária.

A Mesa Diretora é responsável pela condução dos trabalhos legislativos e por funções administrativas da Câmara Municipal.

Rubens Baracho/Meon

Eleição havia sido suspensa pela Justiça

A escolha da nova Mesa Diretora aconteceu após uma disputa que se estendeu por meses e chegou à Justiça.

Inicialmente, a eleição havia sido marcada para 1º de julho. A convocação, porém, foi contestada por um grupo de vereadores, entre eles Lino Bispo. A Justiça suspendeu a realização da votação naquela data, considerando o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que eleições para o comando das casas legislativas referentes ao segundo biênio devem ocorrer a partir de outubro do ano anterior.

Com a decisão, o então presidente Roberto do Eleven remarcou a eleição para 1º de outubro.

A disputa também provocou divergências dentro da base de apoio ao prefeito Anderson Farias (PSD). Tanto Pascucci quanto Lino Bispo fazem parte da base governista na Câmara.

Pascucci assume em janeiro de 2027

Embora a eleição tenha ocorrido em outubro de 2026, Rafael Pascucci só assumirá oficialmente a presidência da Câmara de São José dos Campos em janeiro de 2027.

Ele comandará o Legislativo durante os dois últimos anos da atual legislatura, que termina em 2028.

A eleição desta quinta-feira encerra, portanto, a disputa pela presidência da Câmara para o próximo biênio e define a composição da Mesa Diretora que ficará responsável pela condução dos trabalhos do Legislativo municipal a partir do próximo ano.