O Manthiqueira de Guaratinguetá valorizou a sua primeira participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde deste domingo, empatou por 1 a 1 com o Coritiba e festejou classificação à segunda fase. Agora, deverá enfrentar o Corinthians, em Taubaté.

O Manthiqueira e o Coritiba, no estádio Dario Rodrigues Leite

Bruno Leandro/Cortesia

No estádio Dario Rodrigues Leite, onde voltou a contar com o incentivo de mais de 1.500 torcedores, o Manthiqueira partiu para a terceira e última rodada, inicialmente esperando o resultado do jogo preliminar, às 14h. Como Boa Vista e Itabaiana empataram por 1 a 1, o time de Guaratinguetá começou a partida de fundo, às 16h, contra o Coritiba, sabendo que até uma derrota por um gol de diferença poderia ser suficiente.

Na classificação, o líder Coritiba já havia assegurado uma das vagas, com seis pontos. O Boa Vista, do Rio de Janeiro, e o Itabaiana, de Sergipe, tinham um ponto e terminaram com dois. O Manthiqueira, que somava dois pontos, de dois empates anteriores, conseguiu o terceiro e ficou com a segunda ao fechar acumulando três pontos.

Conforme previsto pela técnica Nilmara Alves, o Manthiqueira manteve a evolução. Na estreia, um time ansioso virou duas vezes o placar contra o Itabaiana e no final teve que correr atrás de um empate por 4 a 4. Na segunda partida, a equipe equilibrou as ações contra o Boa Vista e ainda criou algumas oportunidades para tirar o 0 a 0 do placar. E neste domingo, contra o Coritiba, foi organizado para chegar antes ao primeiro gol e evitar problemas maiores depois de sofrer o de empate.

O Manthiqueira chegou ao gol durante o primeiro tempo. Aos 24 minutos, o meia-atacante fez uma boa jogada pela direita e quando a bola chegou na área, o atacante Leléu foi oportunista. Já no segundo tempo, com o Coritiba procurando um resultado melhor, o empate surgiu aos 28 minutos. Um cruzamento da direita teve uma finalização de Nathan, indefensável para o goleiro Yago.

No jogo histórico da classificação, o Manthiqueira atuou com: Yago; Matheus, Allan, Amaral e Silas; Jhonatan, Osmar, Dudu (Juninho 27´/2º) e Vandinho; Leléu (Daniel 11´/2º) e Bruno Henrique. Agora, pela tabela dirigida da competição, o time de Guaratinguetá, como segundo colocado grupo, visitará o primeiro colocado do grupo de Taubaté. O Corinthians está confirmando a posição e a partida deverá ser confirmada para terça-feira, no estádio Joaquim de Morais Filho.

O Guará em Itararé

No grupo da cidade de Itararé,  o já eliminado Guaratinguetá cumpriu tabela na tarde deste domingo em empatou por 0 a 0 com o Londrina, depois de duas derrotas. O resultado comprometeu os planos de classificação da equipe paranaense, que acabou perdendo a segunda vaga do grupo para o Estanciano. O time de Sergipe foi derrotado pelo líder e já classificado Juventude, por 3 a 2.