O Taubaté já está no últimos treinos antes de mais um Campeonato Paulista da Série A-2. Na quarta-feira, às 19h, a estreia será fora de casa, em Osasco, contra o Audax. Depois, o primeiro jogo diante da torcida virá no sábado, às 15h, recebendo o Votuporanguense. Na manhã desta segunda-feira, uma nova camisa azul foi apresentada.

Após a Série A-2 do ao passado e antes da Copa Paulista, o Taubaté contratou Carlos Arini como o novo executivo do futebol. Vindo de mais um acesso na A-2, com o Santo André, o dirigente passou a planejar a temporada 2020 e tendo a Copa Paulista quase como um laboratório.

No dia 19 de novembro, a pré-temporada começou com uma esperada reformulação no elenco. Alguns jogadores mantidos deixaram uma base e outros chegaram. Treinos físicos, técnicos e táticos foram avaliados em recentes jogos-treinos.

Simultaneamente e com o apoio da Prefeitura, o Taubaté resolveu alguns problemas do seus estádio, o Joaquim de Morais Filho. O gramado foi recuperado, assim como uma parte da arquibancada que ficou interditada por danos causados por infiltração de água. O setor de vestiários também recebeu atenção especial.

O campeonato

A Série A-2 continua com 16 times e a mesma fórmula de disputa. O Santo André e a Internacional de Limeira foram os finalistas do ano passado que subiram para a Série A-1. Do Paulistão 2019 desceram o São Caetano e o São Bento de Sorocaba, com as piores campanhas.

Uma outra troca foi provocada pela fusão entre o Red Bull e o Bragantino. Como um único “dono” não pode ter dois os mais times no mesmo campeonato, o Bragantino permaneceu na Série A-1, o Red Bull desceu à Série A-2. O Água Santa de Diadema, com a terceira melhor campanha da A-2 de 2019, subiu preenchendo a vaga aberta pelo Red Bull.

Na primeira fase, os 16 times se enfrentam em um turno único de 16 rodadas. Os oitos melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico: 1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Os dois piores serão rebaixados à Série A-3 de 2021.

Nas quartas de final, semifinais e final, a melhor campanha geral (somatória dos pontos de todas as partidas disputadas) valerá o direito de jogar em casa na partida de volta. O mata-mata que terminar empatado nos pontos e saldo de gols terá decisão por pênaltis.

Abertura

A rodada de abertura, nesta quarta-feira, terá os seguintes jogos: Audax Osasco x Taubaté (19h), Monte Azul x Rio Claro (15h), Votuporanguense x Juventus (15h), Atibaia x Red Bull (em Americana, 15h), Sertãozinho x Portuguesa Santista (19h), Penapolense x São Caetano (19h30), São Bernardo x São Bento (19h) e Portuguesa x XV de Piracicaba (20h30).

cm_930

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o zagueiro Dogão exibindo a nova camisa azul.