Por Meon Em RMVale

Bolsonaro diz que dados do Inpe sobre Amazônia são mentirosos

O presidente da República também criticou o diretor do instituto

amazonia_inpe_prodes_2019_07_11

Mapa da Amazônia feito pelo PRODES, projeto do INPE que monitora a Amazônia desde 1988

Reprodução/Inpe

Nesta sexta-feira(19), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou que não acredita nos dados sobre o desmatamento da Amazônia divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O presidente também criticou Ricardo Magnus Osório Galvão, atual diretor o instituto.

Em 2019, houve um aumento de 68% no desmatamento da Amazônia, comparado ao mesmo período de 2018 segundo o estudos do Inpe. O desmatamento de corte raso acumulou um total de 1.907 km² de área nos meses de abril, maio e junho.

Sobre os dados, Bolsonaro declarou durante uma entrevista a jornalistas estrangeiros “Não acredito que os dados que saíram no INPE sejam verdadeiros. Eu tenho a convicção que os dados são mentirosos, e nós vamos chamar aqui o presidente do INPE para conversar sobre isso, e ponto final nessa questão”.

Questionado mais uma vez sobre questões ambientais , o presidente afirmou que existe uma psicose ambiental no Brasil. “Se for somado o desmatamento que falam dos últimos 10 anos a Amazônia já acabou. Eu entendo a necessidade de preservar, mas a psicose ambiental deixou de existir comigo”, disse.

   

Sobre as declarações, a assessoria de imprensa do Inpe enviou a seguinte nota:

A política de transparência dos dados do INPE permite o acesso completo a todas as informações geradas pelos seus sistemas de monitoramento. Este acesso possibilita avaliações independentes pela comunidade usuária, incluindo o governo em suas várias instâncias. A transparência e a consistência da metodologia do INPE para monitorar o desmatamento na Amazônia são reconhecidas internacionalmente. O PRODES, nosso sistema pioneiro, possui mais de mil citações na literatura científica pela excelência de seus dados. O INPE monitora constantemente a qualidade dos dados sobre desmatamento, que atualmente apresentam índice superior a 95% de precisão.

  

O SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial) também se posicionou através da seguinte nota:

O SindCT esclarece que é público e notório que o INPE destaca sua política de transparência dos dados que permite o acesso completo a todas as informações geradas pelos seus sistemas de monitoramento. Este acesso possibilita avaliações independentes pela comunidade usuária, incluindo o governo em suas várias instâncias. A transparência e a consistência da metodologia do INPE para monitorar o desmatamento na Amazônia são reconhecidas internacionalmente.

O PRODES, sistema pioneiro do INPE, possui mais de mil citações na literatura científica pela excelência de seus dados. O INPE monitora constantemente a qualidade dos dados sobre desmatamento, que atualmente apresentam índice superior a 95% de precisão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.