Palestra do Leandro Karnal maisPalestra do Leandro Karnal menos
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A Secretaria de Educação de Ilhabela recebeu na segunda-feira(30) profissionais da área de educação para iniciar o segundo semestre. Professores, diretores e auxiliares foram convidados para ouvir palestra do historiador Leandro Karnal no Anfiteatro da Floresta, no Centro Cultural do Teatro de Vermelhos, em Ilhabela.
"A intenção é agradecer aos educadores de Ilhabela, que trabalham incansavelmente para levar o melhor aos nossos pequenos, estimulando e inspirando a acreditar que somos capazes de transformar sonhos em realidade”, afirmou o prefeito Márcio Tenório, reiterando que educação é prioridade nesta gestão.
Na palestra Leandro Karnal abordou questões de extrema importância no universo da beleza e responsabilidade de ser professor, afirmando que, dentre seus títulos, o que mais lhe orgulha é o de professor. Karnal mencionou o resultado da pesquisa divulgada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Conhecimento Social, onde os números apontam que a maioria dos professores não indica a profissão aos alunos devido a desvalorização. Na pesquisa foram ouvidos 2.160 professores da Educação Básica das redes públicas, municipais e estaduais, e rede privada de todo o país.
Reconhecendo a dificuldade de ministrar aulas para adolescentes e ensinar literatura para um jovem de 16 anos, Leandro Karnal afirmou que um professor deve ter, antes de mais nada, estabilidade psíquica e que a alfabetização acompanha o ser humano por toda a vida.
“Não se deve tolerância ao que ultrapassa o limite da lei, para ensinar que não se pode admitir uma ilegalidade sob o manto de “ser assim mesmo”, o professor tem o dever de acreditar que o melhor é possível, e não transmitir o conformismo com o que afronta o ideal”, disse Karnal.
Postura, ética, limite entre público e privado e atenção à corporalidade foram temas abordados pelo palestrante que encerrou ensinando que etiqueta é ética e que trabalho é o campo da ética e a palavra atitude, no campo da ética, é o compartilhamento da percepção do outro através de quatro ações: por favor; com licença; muito obrigada e desculpe-me.
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