Por Meon Em RMVale

Portal Meon adere à campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

A cada 45 minutos, um brasileiro comete suicídio

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O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo.  Para ajudar a mudar esta triste realidade, o Portal Meon decidiu se engajar na campanha Setembro Amarelo, que começa neste sábado (1) e segue até o dia 30.

A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida),  uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962.  Por meio de textos, vídeos, palestras, performances e outras ações, a campanha estimula na sociedade o diálogo e a reflexão sobre este mal invisível que mata jovens e adultos de todas as idades.

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. A mídia evita abordar os casos por receio de aumentar os números e as pessoas também sentem medo de falar sobre o assunto com amigos e familiares, impedindo que haja o diálogo necessário para prevenção.

Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda. 

Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga e ela imagina? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), há duas ou três décadas, eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.

Por essa razão, o CVV está engajado e promove atividades neste movimento batizado de Setembro Amarelo. A ideia é divulgar a causa intensamente durante o mês, já que no dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, tendo como parte fundamental a iluminação ou coloração de amarelo de locais, construções ou monumentos e, ainda, a colocação de laços amarelos nas fachadas de prédios públicos e privados para lembrarmos que devemos, sim, falar sobre a prevenção do suicídio.

Em 2015, foram iluminados locais como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o estádio Beira Rio (RS), além outros locais que podem ser conhecidos em nosso site e na página do movimento no Facebook.

Todas as pessoas, empresas e instituições podem aderir à campanha Setembro Amarelo, com algumas medidas simples durante este mês. As sugestões do CVV são:

a. Colocação em sua fachada do laço amarelo, símbolo das campanhas de prevenção, e/ou iluminação do prédio com a cor amarela;
b. Fixação de cartazes da campanha “Falando Abertamente” em locais de circulação do prédio (material disponível aqui);
c. Divulgação do banner da campanha em site institucional, incluindo link para o site do Setembro Amarelo;
d. Divulgação da campanha em redes sociais ou páginas pessoais;
e. Distribuição da cartilha “Falando Abertamente Sobre Suicídio”, elaborada pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, disponível aqui (como opção, pode ser acompanhada de fita amarela para a roupa ou pulso, estimulando a adesão à campanha);
e. Confecção e distribuição de faixas, camisetas, marcadores de página, folders, adesivo, etc (disponível aqui). 

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