Por Nicole Almeida Em RMVale Atualizada em 17 ABR 2020 - 11H15

Testes do novo coronavírus começam a ser aplicados em São José

Mapeamento vai ajudar definir grau de contaminação entre a população e estratégias para cidade

Claudio Vieira/PMSJC
Claudio Vieira/PMSJC
Os exames conseguem oferecer o diagnóstico a partir de uma gota de sangue do paciente em até 30 minutos.


A prefeitura de São José dos Campos começou, nesta quinta-feira (16), a aplicar testes do novo coronavírus para mapear o grau de contaminação entre a população. A previsão é que o trabalho de campo termine ainda nesta sexta-feira (17).

Equipes formadas por entrevistadores do Instituto Indsat e enfermeiros visitam casas escolhidas aleatoriamente. Os exames conseguem oferecer o diagnóstico a partir de uma gota de sangue do paciente em até 30 minutos.

Para aplicar os 600 testes, a cidade foi dividida em 10 regiões; cinco para cada dia de pesquisa. Através do mapeamento a o município poderá definir o que será feito após o dia 22 de abril, data marcada para o fim da quarentena no município.

Leia MaisACI pede flexibilização das regras de quarentena à prefeitura em São JoséPrefeitura inicia bloqueio sanitário nas divisas de São Sebastião nesta sextaPor que o pôr do sol ganhou cores tão vivas nos últimos dias?

Segundo a Secretaria de Saúde, caso a contaminação pelo Covid-19 esteja sob controle, a prefeitura estuda flexibilizar algumas medidas de isolamento, para que a cidade retome a atividade econômica aos poucos.

A testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os testes ajudam a isolar os pacientes assintomáticos, que são importantes vetores na disseminação do vírus

Mapeamaneto em Taubaté

Em Taubaté, um 'raio-x' do coronavírus feito pela prefeitura mostrou que todas as regiões do município possuem casos suspeitos ou confirmados da doença.

No mapa utilizado a cidade está dividida em 10 áreas, sendo que as regiões 1, 3, 6 e 7 são as mais densamente ocupadas e mostram-se como as de maior risco de espalhamento do vírus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nicole Almeida, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.