Por Jefferson Santos Em RMVale Atualizada em 18 ABR 2020 - 14H49

‘Vamos ampliar a oferta de comércio e serviços, mas com responsabilidade’, afirma Felicio

Em coletiva, prefeito de São José utiliza dados estatísticos para justificar a abertura do comércio


O prefeito Felicio Ramuth (PSDB) afirmou que a reabertura temporária do comércio em São José dos Campos não deverá ser um incentivo para que as pessoas furem a quarentena. Segundo o tucano, o decreto publicado que flexibiliza o funcionamento parcial de estabelecimentos amplia a oferta de serviços, mas “com responsabilidade e com critério”.

“Eu acredito que essa responsabilidade individual [isolamento seletivo] fica ainda mais evidente para o cidadão, que deve se manter em casa e sair quando necessário. Algumas atividades comerciais e de serviços passarão a oferecer o seu trabalho, iremos ampliar a oferta do comércio e de serviços, mas com responsabilidade e critério. A cada 10 dias as licenças serão renovadas e se identificarmos aumento de contaminados ou óbitos a gente deve tomar outras atitudes”, afirmou.

A declaração do chefe do executivo foi dada em coletiva de imprensa, que aconteceu na manhã deste sábado (18), no Paço Municipal. Antes de abrir a perguntas de jornalistas, o prefeito utilizou diversos gráficos com índices de mortalidade, densidade populacional e possibilidade e impacto da Covid-19 no Brasil, comparado com principais países do mundo.

Porém, em um dos gráficos (veja logo abaixo), que consta da estrutura de saúde em São José dos Campos, o chefe do executivo destacou que em relação ao Reino Unido, Itália e o Estado de São Paulo, a cidade conta com 3,8 leitos por 10 mil habitantes, superior a essas localidades citadas.


Felicio ressaltou também o índice de contaminação no município, que está em 3,11% equivalente a 22.392 habitantes. O percentual tem como base o mapeamento feito pelo município para indicar o grau de contaminação da doença em São José.

“Todos os dados que apresentamos hoje vão em direção a isso [reabertura do comércio]. Um conjunto de informações e dados para que a gente possa seguir caminhando com a vida das pessoas, mas com toda a segurança, baseado na ciência e informação”, defendeu.

Com base nisso, é que o decreto municipal foi publicado. Entenda como funcionará as regras (clique aqui)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jefferson Santos , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.