Por Conteúdo Estadão Em Opinião

Produção de petróleo e gás natural pela Petrobras fica estável em janeiro

A Petrobras produziu 2,661 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), que inclui petróleo e gás natural, em janeiro. A produção esteve no mesmo patamar registrado em dezembro. Incluindo a produção de empresas parceiras, o volume chega a 2,91 milhões de boe/d, também o mesmo nível do mês anterior.

Apenas a produção de petróleo no Brasil foi de 2,192 milhões de barris por dia (b/d), 0,9% menos que a de dezembro. "A pequena redução no volume produzido em janeiro deve-se, principalmente, ao encerramento das operações dos navios-plataforma Marlim Sul, na Bacia de Campos, e do navio-plataforma Dynamic Producer, que encerrou o teste de longa duração no campo de Berbigão, na Bacia de Santos", informou a Petrobras, em comunicado.

A retirada das duas plataformas, no entanto, foi compensada pelo crescimento da produção com a entrada em operação de sete novos poços nas bacias de Santos e Campos.

Nas duas bacias ainda foi registrado recorde mensal de produção no pré-sal, de onde foram extraídos 669 mil b/d, 0,5% mais do que o recorde de dezembro. O volume inclui a parcela das empresas parceiras. Essa produção representa 28% do total da Petrobras no Brasil.

A produção própria de gás natural da empresa em janeiro, no Brasil, foi de 75,56 milhões de m3/dia, 1,4% superior ao volume alcançado em dezembro e também volume recorde. Junto com parceiras, a extração foi de 85,99 milhões de m3 /dia, 1,7% acima do volume do mês anterior.

No exterior foram produzidos, no mês de janeiro, 183,8 mil barris de boe/d, 2,2% abaixo dos 187,9 mil boe/d produzidos em dezembro. O volume inclui petróleo e gás natural.
Apenas a produção média de petróleo, de 97,6 mil b/d, ficou 1,9% abaixo dos 99,5 mil b/d produzidos no mês anterior, por causa, principalmente, da menor produção registrada no campo de Agbami, Nigéria.

A produção média de gás natural no exterior foi de 14,646 milhões de m3/dia, 2,5% abaixo do volume de dezembro, por causa da menor produção no campo de Sábalo, no bloco de San Antonio, na Bolívia, em função de intervenção para manutenção no poço SBL-X1, já concluída.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.