Tartaruga Cabeção, do Projeto Tamar, acerta vencedor do 1º jogo da Copa
Divulgação/Tamar
Mãe Dináh das tartarugas, a Tartaruga Cabeção, tartaruga marinha que vive no Projeto Tamar da Praia do Forte na Bahia, acertou o vencedor do jogo de abertura da Copa do Mundo Fifa 2014, entre Brasil e Croácia.
O 'animal vidente' havia comido, no último dia 10, uma sardinha presa na bandeira brasileira. A brincadeira é inspirada no Polvo Paul que, no Mundial de 2010, ficou famoso ao dar -e acertar- palpites antes das partidas.
Para conseguir o presságio da Tartaruga Cabeção, três sardinhas iguais são colocadas embaixo das bandeiras do Brasil e do país adversário, além de um peixe próximo a bola, que fica entre os dois estandartes e indica empate. O animal tem 33,333% de chance de acertar o resultado.
A próxima aposta vai ser feita para Brasil e México em 16 de junho, data comemorativa também para a espécie. Afinal, no Dia Internacional da Tartaruga, além de saber quem vence a segunda disputa da seleção brasileira, o torcedor vai poder presenciar, em todas as bases do país, a devolução ao mar dos últimos filhotes nascidos na temporada reprodutiva 2013-2014 pelo Projeto Tamar -ONG que protege cerca de dois milhões de filhotes por ano.
O jogo de adivinhação vai acontecer apenas para a seleção brasileira, sempre dois dias antes das partidas.
Conscientização
A brincadeira adaptada pelo Projeto Tamar tem o objetivo de chamar a atenção para as cinco espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção e que vivem no mar brasileiro. "Ainda tem gente que mata e não respeita esses animais", diz Guy Marcovaldi, coordenador nacional da organização e oceanógrafo. "Por isso, sempre buscamos novas maneiras de falar sobre as nossas estrelas, as tartarugas", completa.
Desde 1991 a ONG tem também uma unidade em Ubatuba, no Litoral Norte paulista, primeira base instalada em área de alimentação e com registro de capturas da espécie tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.