A Laje da Jagua, conhecida como a “Nazaré Brasileira” e localizada em Jaguaruna (SC), pode bater o próprio recorde de maior onda surfada no Brasil, que atualmente é de 14 metros, segundo a Big Waves Brasil (BWB).
O feito histórico pode ter ocorrido no dia 30 de julho, quando a região foi atingida pela passagem de um ciclone extratropical. Na data, duas ondas gigantes foram surfadas e estão sendo analisadas para verificar se ultrapassaram os 15 metros.
Os surfistas Marco Polo e o ex-BBB Lucas Chumbo se deslocaram até a Laje da Jagua após a previsão de ondas extremas, divulgada por órgãos como Epagri/Ciram e Defesa Civil. A formação foi causada por um swell — ondulação gerada por tempestades no meio do oceano.
A medição e análise das ondas estão sendo realizadas pelo oceanógrafo Douglas Nemes, doutor em engenharia costeira e especialista em mecânica das ondas, a pedido da BWB. O resultado final deve ser divulgado nos próximos dias.
“Ao longo de mais de duas décadas, desenvolvi técnicas próprias para medição e qualificação da quebra de ondas, sempre com rigor científico. Além disso, por também ser surfista e ex-competidor, consegui unir a vivência prática no mar à precisão acadêmica”, explicou Nemes.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
SJC: Cidade mantém serviços essenciais no Feriado do Servidor
Veja o que funciona e o que fecha
MEC vai permitir uso das três últimas edições do Enem no Sisu 2026
Seleção terá a base na nota que resulte na melhor média ponderada
João Fonseca conquista o ATP 500 da Basileia
Brasileiro faz história e alcança a 28ª posição no ranking mundial
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.