Meon Esporte

ESPECIAL: 30 anos sem Ayrton Senna

Meon Esporte relembra grandes momentos do piloto

Escrito por Meon

01 MAI 2024 - 12H39 (Atualizada em 01 MAI 2024 - 18H16)

Divulgação

Tricampeão da Fórmula Um, o piloto brasileiro Ayrton Senna bateu com o carro da escuderia Williams, de forma fatal, contra uma barreira de concreto na antiga curva Tamburello, a mais de 300 km/h, em 1º de maio de 1994. O episódio colocou o circuito italiano de San Marino, em Ímola, na história do automobilismo mundial.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Senna tornou-se um ícone do esporte nacional ao sagrar-se campeão mundial pela primeira vez no Grande Prêmio de Adelaide, na Austrália, em 1988. O piloto chegava naquela corrida com 13 pole positions e oito vitórias na temporada.

Outro GP famoso na história do piloto é o de Mônaco. Ele venceu esse circuito pela primeira vez em 1987. Senna largou em segundo, atrás de Nigel Mansell da equipe Williams, que abandonou a corrida na 29ª volta por problemas no motor. Senna venceria outras cinco vezes no principado, o que lhe deu o título de “Rei de Mônaco".

A popularidade de Senna ia muito além do Brasil. Um ano antes de sua morte, a cantora norte-americana Tina Turner dedicou a música Best para Ayrton Senna. 

Em 2023, Senna foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro através da Lei 14.559/2023. Para justificar o título ao piloto, o propositor da lei, deputado Filipe Barros (PL-PR), destacou a atuação esportiva de Senna e sua representatividade para o esporte brasileiro.

Nascido em São Paulo em 21 de março de 1960, Senna se destacou desde adolescente nas pistas até chegar à Fórmula Um. Ele foi tricampeão da categoria, em 1988, 1990 e 1991, empatado em número de títulos com Nelson Piquet — eles são os maiores vencedores do país na categoria.

Em São Paulo, 250 mil pessoas acompanharam o cortejo fúnebre de Ayrton Senna em 5 de maio de 1994,  segundo números do Datafolha.

VEJA O MEON ESPORTE ESPECIAL SOBRE AYRTON SENNA - O programa, apresentado por Reinaldo Moreira, Marcelo Bianconi e Mário Mendes teve como convidado especial esta semana, o jornalista esportivo, Celso Miranda, do canal Band Sports.

Celso é um profundo conhecedor do automobilismo, acompanhou a trajetória de Senna e compartilhou momentos importantes e alguns poucos conhecidos sobre o piloto.

ASSISTA ABAIXO




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Esporte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.