O Ministério do Esporte levantou questionamentos sobre a validade do alvará concedido ao Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, para a realização da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha). A alegação é que o alvará obtido pela concessionária Allegra Pacaembu não cumpre as exigências da legislação vigente. O alvará atual é temporário e específico para eventos, enquanto a lei exige um alvará de funcionamento permanente para o estádio.
Atualmente, o Pacaembu não possui a autorização definitiva de funcionamento, uma vez que as obras de revitalização do complexo ainda não foram totalmente aprovadas pela Prefeitura de São Paulo. O São Paulo, que se classificou para a final, aguarda o adversário, que será definido entre Corinthians ou Grêmio. Se o estádio não for liberado, a final será transferida para o Morumbi.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) já se posicionou, informando que deseja realizar a partida no Pacaembu, desde que todos os requisitos legais e de segurança sejam atendidos. De acordo com a portaria do Ministério do Esporte de 2023, para eventos com mais de 10 mil espectadores, é imprescindível o alvará de funcionamento definitivo, que o estádio ainda não possui. A concessão de um alvará temporário, válido apenas para eventos de baixo risco, permite a presença de até 20 mil pessoas, mas impõe uma série de limitações e requisitos a serem cumpridos.
Para garantir a realização do evento no Pacaembu, será necessário que a Allegra Pacaembu apresente todos os laudos obrigatórios, incluindo o de segurança. O Ministério do Esporte alertou que, se o alvará temporário for aceito, a responsabilidade por eventuais problemas no evento poderá ser atribuída à polícia. Em casos semelhantes, outros estádios têm um alvará com validade de um ano, mas o Pacaembu segue com um alvará provisório, exigindo a apresentação de novos laudos para cada jogo.
Apesar dos desafios documentais, a FPF já agendou um jogo no Pacaembu para o Campeonato Paulista, o que deixa o cenário ainda mais tenso quanto à regularização do estádio.
RMVale deve ter 3 mil vagas temporárias no comércio para o Natal
O Sincovat estima que 35% sejam efetivados após as festas de fim de ano
SJC: Homem é preso por dirigir na contramão da Dutra
Motorista estava bêbado
São José perde para Ourinhos pelo Paulista de Basquete
Meninas agora enfrentam Campinas nas quartas de final
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.