O setor do comércio no Vale do Paraíba deve abrir cerca de 3 mil vagas temporárias para o período de Natal e réveillon, segundo estimativa do Sindicato Varejista de Taubaté e Região (Sincovat) divulgada nesta semana.
De acordo com o levantamento, serão 2.950 contratações com carteira assinada (CLT) nas próximas semanas, impulsionadas pelo aumento nas vendas típico das festas de fim de ano.
O presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, avalia que o momento é positivo para o comércio, mas ressalta um desafio: a escassez de mão de obra disponível.
“Houve uma diminuição no número de pessoas interessadas em trabalhar no varejo, devido às intensas demandas do setor. Tendo esse fenômeno em vista, os comerciantes já vêm retendo os empregados desde a metade do ano”, explicou.
As lojas de roupas, calçados e tecidos, além dos supermercados, devem concentrar a maior parte das vagas. As oportunidades mais comuns são para vendedores, caixas, repositores, empacotadores e seguranças.
O sindicato destaca que os empregos temporários são uma porta de entrada para vagas efetivas. Historicamente, cerca de 20% dos temporários são contratados de forma permanente, mas neste ano a expectativa é ainda mais otimista: 35% dos trabalhadores devem ser efetivados após o período de festas.
Os interessados nas vagas devem ficar atentos aos anúncios nas vitrines das lojas, nas redes sociais e também aos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) das cidades da região, onde muitas das oportunidades são registradas diretamente pelos comerciantes.
SJC: Homem é preso por dirigir na contramão da Dutra
Motorista estava bêbado
São José perde para Ourinhos pelo Paulista de Basquete
Meninas agora enfrentam Campinas nas quartas de final
Incêndio em Ilhabela quase atinge casas na Barra Velha
Bombeiros agiram rápido para conter o fogo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.