Por Jogando Juntos Em Regional

Paratletismo de Taubaté apresenta mais um recordista mundial

Rafael Mateus superou uma marca de 2015 disputando circuito nacional

O paratletismo de Taubaté tem mais um recordista mundial. Depois de André Rocha, que defalcou o time para cuidar do condicionamento físico, Rafael Marques fez história em importante competição do calendário nacional.

O time de paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, disputou no último fim de semana – 04 e 05 de agosto – a 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Paratletismo 2018, principal competição nacional na modalidade. As disputas aconteceram na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O grande destaque da equipe foi o lançador Rafael Mateus, que na prova do Lançamento do Club, cravou 30,72m e decretou assim o novo Recorde Mundial da prova na classe F31, destinada a paratletas com paralisia cerebral. O recorde anterior pertencia ao russo Evhenii Demin, com 30,54m, marca feita em 2015.

O dia parecia ser mesmo de Rafael na prova. Já em sua primeira das seis tentativas a que tinha direito, ele encaixou um movimento perfeito, combinada com força e velocidade sobre o implemento, o que já lhe rendeu a histórica marca que o coloca no seleto grupo de Recordistas Mundiais do paratletismo brasileiro. Rafael, que tem 32 anos, já era o atual recordista das Américas no Lançamento do Club.

Com esta marca, ele se junta ao companheiro de equipe André Rocha (classe F53), que detém Recordes Mundiais no Arremesso de Peso (classes F52 e F53) e no Lançamento de Disco (em sua antiga classe, a F52).

A participação do time do Programa Esporte Para Todos foi coroada com mais uma sequência de ótimos resultados. No Salto em Distância masculino, classe T47, Michel Gustavo Abrahame foi Ouro e fez a melhor marca da vida, com 6,75m.

O velocista Rogério Lima também se destacou vencendo as quatro provas que disputou na classe F53. Ele foi Ouro nos 100m, 200m, 400m e 800m.

Alessandro Silva trouxe dois Ouros vencendo com tranquilidade as provas do Arremesso de Peso e Lançamento de Disco, classe F11, para deficientes visuais.

Rammon Duarte, da classe F37, foi Campeão no Lançamento de Disco, e trouxe Bronze no Arremesso de Peso.

E Jaqueline Gonçalves, única representante nas disputas femininas, foi Ouro no Salto em Distância T37, e foi Prata nos 100m rasos.

Confira os resultados completos:

Rafael Mateus (F31)
Ouro no Lançamento do Club com 30,72m (NOVO RECORDE MUNDIAL)

Jaqueline Gonçalves (T37)
Prata nos 100m com 16s70
Ouro no Salto em Distância com 3,70m

Alessandro da Silva (F11)
Ouro no Lançamento de Disco com 43,71m
Ouro no Arremesso de Peso com 12,89m

Rammon Duarte (F37)
Ouro no Lançamento de Disco com 43,82m
Bronze no Arremesso de Peso com 11,86m

Rogério Lima (T53)
Ouro nos 100m com 17s12
Ouro nos 200m com 30s24
Ouro nos 400m com 57s61
Ouro nos 800m com 1min57s36

Michel Gustavo (F47)
Ouro no Salto em Distância com 6,75m (melhor marca da carreira)
Ouro no Salto Triplo com 12,97m

Danilo Zâina (T32)
4º nos 100m

Geovane Melo
4º nos 1500m com 4min29s09

Desfalques

Principal nome do time de paratletismo de Taubaté, o arremessador André Rocha (classe F53) não disputou esta etapa do Circuito Loterias Caixa. Após uma sequência de competições na Europa, onde mais uma vez quebrou o Recorde Mundial do Arremesso de Peso, o paratleta se afastou das pistas para realizar uma cirurgia. Seu retorno aos treinos e competições ainda não tem data definida. O saltador e velocista Kaian Silva também não disputou esta etapa por estar se recuperando de uma cirurgia.

O Circuito Loterias Caixa de Paratletismo volta em setembro, entre os dias 27 e 30, quando será disputada a 3ª e última etapa nacional, que também valerá como o Campeonato Brasileiro de Paratletismo. Esta etapa acontecerá também na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação e esgrima em cadeira de rodas. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores paralímpicos do país.

O programa

Em Taubaté, o Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil. A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo, e Badminton.

O programa tem os seguintes parceiros: Prefeitura de Taubaté, Secretaria de Esportes e Lazer de Taubaté, Instituto Sabin, Instituto Mara Gabrilli, Luasa Sports, Cunzolo Acqua, Academy School, Juvy Serviços Médicos.

cx_048

Na foto (de Ronaldo Casarin/Esporte Para Todos), Rafael Mateus em uma das competições desta temporada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.