Por Jogando Juntos Em Regional

São José Basketball parte para a decisão que planejava desde o início

O chance de poder conquistar o título e o acesso em casa entra em quadra

O São José Basketball já alcançou três dos seus quatro objetivos na Liga Ouro, a divisão de acesso que promoverá o campeão ao próximo NBB. Agora, o desafio da vez é vencer os dois jogos em casa das finais contra o Corinthians. O primeiro será nesta quarta-feira, às 20h, no caldeirão do ginásio Linneu de Moura.

Quando o campeonato começou com os nove times participantes se enfrentando em turno e returno, o São José queria terminar em uma das duas primeiras colocações. Assim, iria direto às semifinais, sem precisar participar de um playoff intermediário de confrontos do terceiro colocado contra o sexto e do quarto contra o quinto.

Fazendo a campanha desejada, o São José garantiu a segunda posição antes de um confronto direto pela primeira, no último jogo, em São Paulo, contra o Corinthians. E depois de um empate no tempo normal, perdeu na prorrogação.

O segundo objetivo joseense era vencer os dois primeiros jogos das semifinais, em casa, contra o Londrina. Assim, pressionaria o adversário e fechar a série no Paraná, no terceiro ou quarto. Em Londrina, ganhou o primeiro e fechou a disputa por 3 a 0.

Nas finais contra o Corinthians, o terceiro objetivo do campeonato era vencer uma das duas primeiras partidas, em São Paulo. Assim, teria a chance de uma decisão diante da torcida, vencendo os jogos 3 a 4.

No ginásio corintiano, o São José venceu o primeiro jogo por 75 a 72 e quase conseguiu repetir o feito no segundo, perdendo por 66 a 67. Por isso, mesmo considerando que o equilíbrio dos dois jogos já disputados deixam a série sem favorito, os joseenses sabem que o momento planejado chegou e começa com a partida desta quarta-feira, às 20h.

Expectativa

Sobre a expectativa dos joseenses após o Jogo 2 e antes da partida desta quarta-feira, o Departamento de Comunicação da Liga Nacional de Basquete divulgou o seguinte texto.

O saldo das duas primeiras partidas das Finais da Liga Ouro 2018 contra o Corinthians no Ginásio Wlamir Marques foi positivo para o São José Basketball. Pelo menos é o que dizem os membros da equipe joseense.

Depois da grande vitória no Jogo 1, por 75 a 72, a Águia do Vale não teve a mesma sorte no Jogo 2 e acabou derrotada, por 67 a 66. Mas se engana que o resultado negativo veio através de uma atuação ruim. Muito pelo contrário.

Sempre seguro, o São José ficou em vantagem durante praticamente o jogo inteiro e por pouco não saiu de quadra com mais uma vitória em solo alvinegro. A equipe acabou sofrendo a virada nos dois minutos finais graças ao momento iluminado do corintiano Gustavinho.

“Saldo é positivo. Nossa equipe estava tranquila, segura. Talvez esse excesso de tranquilidade tenha nos atrapalhado um pouco no final do último jogo, em que tomamos muitas bolas de bobeira. Mas estamos de parabéns, pois fizemos dois grandes jogos fora de casa”, disse o técnico do São José, Paulo Cézar “Jaú”.

Com os resultados, a decisão da Liga Ouro 2018 rumará para São José dos Campos empatada em 1 a 1. Os dois próximos jogos da série serão realizados no Ginásio Lineu de Moura, nesta quarta (20/06) e sexta-feira (22/06), ambas às 20 horas, com transmissão ao vivo da ESPN.

“Não temos tempo de fazer grandes mudanças. Só precisamos recuperar nossos atletas, ver o vídeo das partidas, conversar bastante e colocar em prática. Agora a preparação para os jogos é muito mais na conversa do que na quadra”, concluiu o técnico Paulo Cézar Jaú.

O cestinha das finais

Um dos atletas mais experientes e gabaritados do elenco do São José, o armador Hélio, de 37 anos, foi “o cara” do time nas duas primeiras partidas das Finais da Liga Ouro 2018. Com 20 e 22 pontos, respectivamente, o veterano fez chover nos dois jogos no Ginásio Wlamir Marques e se isolou como cestinha da decisão, com média de 21,5 pontos por partida.

O jogador, que tem no currículo duas Finais de NBB CAIXA e um título pelo Flamengo, não demonstrou abalo algum com a derrota e preferiu exaltar as duas grandes atuações da equipe fora de casa.

“Acredito que não temos que mudar muitas coisas. A confiança está lá em cima, o time está jogando bem, a proposta de jogo está funcionando. Essa derrota foi mérito do Corinthians, que soube fechar o jogo no final com aquela última bola. Entramos para ganhar, não conseguimos. Mas o time está de parabéns pois fez dois grandes jogos fora de casa”, disse o armador.

Além de pontuar aos montes, Hélio tem sido uma grande referência para o time nesse momento tão decisivo. No último quarto do Jogo 1, registrou seis pontos, enquanto que nos dez minutos finais do Jogo 2, foram dez pontos, com direito a duas lindas bolas de 3 pontos. Para ele, o plano de jogo será mantido para os próximos jogos.

“Perdemos na última bola e fora de casa. Soubemos levar o jogo da maneira que queríamos, o Corinthians está de parabéns por ter ganhado. Conseguimos reverter o mando da série, agora vamos jogar duas partidas em casa ao lado do nosso torcedor, que com certeza será muito importante”, disse Hélio, que tem média de 9,9 pontos na Liga Ouro.

“Não acho que haverá grandes mudanças. Quando se joga em casa é preciso se impor mais, jogar de uma forma diferente, ser mais agressivo, responsável. Mas vamos manter o que estamos fazendo. Todos estão conscientes do papel de cada um, não é uma derrota que vai fazer a gente mudar o que está sendo feito”, finalizou o armador do São José.

cx_824

Na foto (de Arthur Marega Filho/São José Basketball), os joseenses comemorando uma cesta importante no primeiro dos dois jogos no ginásio do Corinthians.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.