O São José conquistou uma importante vitória na tarde desta quinta-feira e segue firme no plano de antecipar classificação à fase decisiva do Campeonato Paulista da Série A-3. Em São Paulo, fez 2 a 1 no Nacional, aproveitando o confronto direto para ultrapassar um concorrente que trazia um ponto de vantagem e atuava com as mesmas pretensões. Agora, a vaga poderá ser comemorada na penúltima rodada, sábado, às 20h, em casa, contra o Penapolense.
Com 18 pontos ganhos e na sétima posição, o São José entrou na penúltima rodada sabendo que poderia dar um salto à classificação, ou encarar o risco de enfrentar uma concorrência acirrada por uma das oito vagas das quartas de final. O Nacional, com 19 pontos, queria uma terceira vitória consecutiva para sustentar a quarta posição e subir um pouco mais.
A formação joseense surgiu com uma linha de três zagueiros como principal novidade. Três volantes, dois centroavantes, dois laterais e um goleiro completaram a equipe. O Nacional, de melhor ataque no campeonato, atuou sem desfalques e com um posicionamento bem ofensivo.
O São José abriu o placar no início, aos 9 minutos, em um contragolpe bem armado. O centroavante Anderson Magrão recuou, girou e aprofundou para o lateral-direito Denis descer e cruzar. O centroavante Lucas Lima quase alcançou e, atrás deles, um zagueiro rebateu deixando a sobra para o meio-campista Carlinhos finalizar com um chute de primeira.
Instigado, o Nacional foi à frente e criou um volume de jogo ofensivo que desestabilizou a defesa joseense em alguns momentos. Chances de gol foram criadas e a pressão ainda gerou uma contusão do zagueiro Douglas Mendes que saiu substituído pelo reserva Arthur.
Aos poucos, o São José foi ajustando a marcação e criando oportunidades para ampliar a vantagem. Aos 31, Lucas Lima recebeu lançamento longo na área, tirou um zagueiro do caminho e mandou um chute forte no travessão. Mais adiante, aos 45, Lucas Lima ajeitou e Denis, mergulhando na área, cabeceou fraco e nas mãos do goleiro.
Empate e nova vantagem
No começo do segundo tempo, o Nacional empatou, aos 8 minutos. O lateral-direito Gigante recebeu na intermediária e levantou em diagonal, na segunda trave. Atrás dos zagueiros e na frente do goleiro, dois jogadores fecharam e Mendes esticou a perna e mandou para dentro.
O time da casa tentou aproveitar o bom momento, mas as substituições no São José foram dando à equipe a força necessária para um reequilíbrio das ações. As dua equipes queriam a vitória e a partida seguiu aberta.
Aos 36 minutos, após desarmar um ataque do São José, o zagueiro Everton atravessou o campo com bola dominada e deixou o seu lado da defesa exposta. Em contragolpe, Arthur cortou, Carlinhos enviou ao avançado lateral-esquerdo Oliveira. Gilsinho pediu, desceu pela esquerda e fez um ótimo passe rasteiro. Alan Lopes, invadindo a área pela meia esquerda, foi preciso ao desviar de primeira, entre o goleiro e a trave direita.
Fazendo 2 a 1 em um momento crucial da partida, o São José tratou de valorizar o resultado. Denis sentiu uma contusão na coxa, praticamente deixou o time com um a menos, mas o atacante Radsley recuou e ao Nacional foram dados poucos espaços também nos cinco minutos de acréscimos.
Assim, mesmo com outras partidas da rodada ainda para começar, o São José saiu de campo com a certeza de que a antecipação da vaga poderá vir no sábado, contra o Penapolense. Depois, visitando o Comercial de Ribeirão Preto na terça-feira, o objetivo na última rodada seria fechar a fase na melhor colocação possível.
Os times
O São José, do técnico Renato Peixe: Thiago Passos; Denis, Gutierrez, Dema e Alex Barros (Oliveira 13´/2º); Douglas Mendes (Arthur 20´/1º), Pablo (Lucas Gomes 13´/2º), Carlinhos e Alan Lopes; Lucas Lima (Gilsinho – intervalo, depois Radsley 37´/2º) e Anderson Magrão.
O Nacional, do técnico Ricardo Silva: Rafael; Gigante, Everton, Gustavo França (Diego Chiclete 14´/2º) e César; Ricardo, Mendes (Paolo 19´/2º), Brener (Guilherme Nascimento – intervalo) e Guilherme Lobo; Wallace (Paolo 25´/2º) e Éder Paulista (Leandro 19´/2º).
No estádio Nicolau Alayon, a equipe de arbitragem contou com: Danilo da Silva (árbitro), Osvaldo Apipe de Medeiros Filho (assistente 1), Ítalo Magno de Paula Andrade (assistente 2), Ricardo Bittencourt da Silva (quarto árbitro) e Marcelino Tomaz de Brito Neto (avaliador de campo).
Nas fotos (de Fábio Moraes/São José EC), Carlinhos fazendo o primeiro gol e Alan Lopes, o segundo.
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.