O Taubaté Vôlei enfrenta o Minas Tênis Clube no primeiro jogo da decisão da Superliga, nesta quarta-feira, em quadra neutra. Depois do título comemorado em 2019 e de um campeonato que a pandemia deixou sem final em 2020, o time taubateano pode confirmar a condição de melhor do país na atualidade.
Sobre a preparação do Taubaté, confira o material enviado pela assessoria de Imprensa do time.
Vai começar a decisão da Superliga Banco do Brasil Masculina de Vôlei 2020/21. A partir desta quarta-feira, 14/04, o EMS Taubaté Funvic disputa a série final da competição contra o Minas Tênis Clube (MG), em série melhor de três jogos. A primeira partida começa às 19h, e terá transmissão do SporTV 2.
Por conta da pandemia de Covid e restrições de eventos esportivos em diversos estados do país, toda a fase de semifinais e finais da Superliga Masculina está sendo realizada em formato de “bolha” dentro do Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).
O EMS Taubaté Funvic chega pela terceira vez na história a uma final de Superliga. A equipe taubateana detém um título, conquistado na temporada 2018/2019 depois de derrotar o SESI-SP na série final por 3 jogos a 2. Já na temporada 2016/2017, o Taubaté ficou com o vice-campeonato após perder para o Sada Cruzeiro (MG) na final em partida única.
Na atual temporada, o time taubateano chega à decisão após terminar a primeira fase na vice-liderança, com campanha de 20 vitórias e duas derrotas, somando 58 pontos.
Nas quartas de final, passou pelo América Vôlei em dois jogos a um (3×0/2×3/3×0). Nas semifinais, o EMS Taubaté Funvic eliminou o Vôlei Renata Campinas (SP) em dois jogos a zero (3×1/3×0).
Na bolha
Imersos desde o dia 5 de abril na “bolha” de Saquarema, o elenco taubateano está muito focado na busca pelo título nacional. Um dos mais experientes é o central Lucão, que pode chegar ao seu segundo título de Superliga com a camisa taubateana. Ele frisa que o clima entre o elenco é bom, de confiança e vontade de entrar em quadra logo.
“Me sinto muito feliz, é bacana demais estar na disputa de mais um título pelo Taubaté, especialmente a Superliga. Esse ano, mesmo com esse formato um pouco diferente, estar na final tem sempre um gostinho especial, como se fosse a primeira vez. É muito legal termos conseguido cumprir mais essa etapa do nosso planejamento que é chegar ao bicampeonato. O Taubaté fez por merecer estar nessa decisão, fizemos uma temporada muito regular, superando dificuldades ao longo da primeira fase e nos classificando sempre por nossos méritos. Esperamos repetir essa regularidade, botar em prática esse jogo vencedor que conseguimos impor nas semifinais, dessa vez para chegar ao título”, finalizou.
Lucão e outros quatro atletas estavam no time que conquistou o inédito título nacional na temporada 2028/2019. São eles: os levantadores Rapha e Fabiano, o líbero Thales e o ponteiro Douglas Souza. Naquela conquista, o time era comandado pelo técnico Renan Dal Zotto.
O adversário
O Minas Tênis Clube se credenciou para mais uma decisão de Superliga em sua tradicional história dentro do voleibol. Na primeira fase desta edição, a equipe de Belo Horizonte (MG) terminou com a 4ª melhor campanha, tendo 17 vitórias e cinco derrotas, somando 47 pontos.
Nas quartas de final, o Minas eliminou o APAN/Eleva/Blumenau (SC) em dois jogos a zero (3×0/3×1). Nas semifinais, eliminou o Vôlei UM Itapetininga (SP), também em dois jogos a zero (3×0/3×0).
O Minas Tênis Clube é o time com mais conquistas nacionais no voleibol nacional tendo sido Campeão por nove vezes ao longo da história. Seu último título na Superliga foi na temporada 2006/2007.
Retrospecto
Na atual temporada, o retrospecto de confrontos entre EMS Taubaté Funvic e Minas é favorável em 2 a 1 para os taubateanos. O primeiro encontro foi no torneio Super Vôlei Banco do Brasil, no começo da temporada. Na ocasião, o EMS Taubaté Funvic venceu por 3 sets a 0 na semifinal, e viria a ser o campeão da competição.
Os times voltaram a se encontrar em novembro de 2020 pelo primeiro turno da Superliga Banco do Brasil, em Taubaté. Vitória taubateana novamente por 3 a 0. A vitória mineira veio no returno da Superliga, em fevereiro deste ano, quando venceram por 3 a 0 em Belo Horizonte.
Os times
O Taubaté, do técnico Javier Weber, no recente jogo das semfinais contra o Campinas entrou com: Bruninho Rezende (levantador), Maurício Souza (central), Maurício Borges (ponteiro), Douglas Souza (ponteiro), Lucão (central), Felipe Roque (oposto) e Thales (líbero). Começaram no banco: Rapha (levantador), Bruno Biella (central), Vitor Yudi (líbero), Gabriel Cândido (oposto), João Rafael (ponteiro), João Franck (ponteiro) e Riad (central).
O Minas, do técnico Nery Tambeiro, na recente partida contra o Itapetininga entrou com: William (levantador), Matheus Pinta (central), Lazo (ponteiro), Honorato (ponteiro), Gustavão (central), Escobar (oposto) e Maique (líbero). Começaram no banco: Varela (ponteiro), Jonatas (ponteiro), Paulo (oposto), Lucas (oposto), Gustavo Orlando (levantador), Juninho (central) e Arthur Bento (ponteiro).
A tabela
Primeira rodada
14.04 (quarta-feira) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2
Segunda rodada
16.04 (sexta-feira) – Minas Tênis Clube (MG) x EMS Taubaté Funvic (SP), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2
Terceira rodada (se necessário)
18.04 (domingo) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2

Elon Musk lança a sua própria versão da Wikipedia
Grokipedia promete ser “a verdade, toda a verdade e nada além da verdade”
Fabi Vieira fica entre os Top 10 HR Influencers do Brasil em 2025
Fabi Vieira, de São José dos Campos, foi eleita uma das Top 10 HR Influencers 2025 do Brasil. Conheça sua trajetória e propósito profissional.
Polícia ambiental resgata bois com sinais de maus-tratos em Paraibuna
Proprietário e motorista foram multados em R$ 567 mil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.