O Taubaté Vôlei enfrenta o Minas Tênis Clube no primeiro jogo da decisão da Superliga, nesta quarta-feira, em quadra neutra. Depois do título comemorado em 2019 e de um campeonato que a pandemia deixou sem final em 2020, o time taubateano pode confirmar a condição de melhor do país na atualidade.
Sobre a preparação do Taubaté, confira o material enviado pela assessoria de Imprensa do time.
Vai começar a decisão da Superliga Banco do Brasil Masculina de Vôlei 2020/21. A partir desta quarta-feira, 14/04, o EMS Taubaté Funvic disputa a série final da competição contra o Minas Tênis Clube (MG), em série melhor de três jogos. A primeira partida começa às 19h, e terá transmissão do SporTV 2.
Por conta da pandemia de Covid e restrições de eventos esportivos em diversos estados do país, toda a fase de semifinais e finais da Superliga Masculina está sendo realizada em formato de “bolha” dentro do Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).
O EMS Taubaté Funvic chega pela terceira vez na história a uma final de Superliga. A equipe taubateana detém um título, conquistado na temporada 2018/2019 depois de derrotar o SESI-SP na série final por 3 jogos a 2. Já na temporada 2016/2017, o Taubaté ficou com o vice-campeonato após perder para o Sada Cruzeiro (MG) na final em partida única.
Na atual temporada, o time taubateano chega à decisão após terminar a primeira fase na vice-liderança, com campanha de 20 vitórias e duas derrotas, somando 58 pontos.
Nas quartas de final, passou pelo América Vôlei em dois jogos a um (3×0/2×3/3×0). Nas semifinais, o EMS Taubaté Funvic eliminou o Vôlei Renata Campinas (SP) em dois jogos a zero (3×1/3×0).
Na bolha
Imersos desde o dia 5 de abril na “bolha” de Saquarema, o elenco taubateano está muito focado na busca pelo título nacional. Um dos mais experientes é o central Lucão, que pode chegar ao seu segundo título de Superliga com a camisa taubateana. Ele frisa que o clima entre o elenco é bom, de confiança e vontade de entrar em quadra logo.
“Me sinto muito feliz, é bacana demais estar na disputa de mais um título pelo Taubaté, especialmente a Superliga. Esse ano, mesmo com esse formato um pouco diferente, estar na final tem sempre um gostinho especial, como se fosse a primeira vez. É muito legal termos conseguido cumprir mais essa etapa do nosso planejamento que é chegar ao bicampeonato. O Taubaté fez por merecer estar nessa decisão, fizemos uma temporada muito regular, superando dificuldades ao longo da primeira fase e nos classificando sempre por nossos méritos. Esperamos repetir essa regularidade, botar em prática esse jogo vencedor que conseguimos impor nas semifinais, dessa vez para chegar ao título”, finalizou.
Lucão e outros quatro atletas estavam no time que conquistou o inédito título nacional na temporada 2028/2019. São eles: os levantadores Rapha e Fabiano, o líbero Thales e o ponteiro Douglas Souza. Naquela conquista, o time era comandado pelo técnico Renan Dal Zotto.
O adversário
O Minas Tênis Clube se credenciou para mais uma decisão de Superliga em sua tradicional história dentro do voleibol. Na primeira fase desta edição, a equipe de Belo Horizonte (MG) terminou com a 4ª melhor campanha, tendo 17 vitórias e cinco derrotas, somando 47 pontos.
Nas quartas de final, o Minas eliminou o APAN/Eleva/Blumenau (SC) em dois jogos a zero (3×0/3×1). Nas semifinais, eliminou o Vôlei UM Itapetininga (SP), também em dois jogos a zero (3×0/3×0).
O Minas Tênis Clube é o time com mais conquistas nacionais no voleibol nacional tendo sido Campeão por nove vezes ao longo da história. Seu último título na Superliga foi na temporada 2006/2007.
Retrospecto
Na atual temporada, o retrospecto de confrontos entre EMS Taubaté Funvic e Minas é favorável em 2 a 1 para os taubateanos. O primeiro encontro foi no torneio Super Vôlei Banco do Brasil, no começo da temporada. Na ocasião, o EMS Taubaté Funvic venceu por 3 sets a 0 na semifinal, e viria a ser o campeão da competição.
Os times voltaram a se encontrar em novembro de 2020 pelo primeiro turno da Superliga Banco do Brasil, em Taubaté. Vitória taubateana novamente por 3 a 0. A vitória mineira veio no returno da Superliga, em fevereiro deste ano, quando venceram por 3 a 0 em Belo Horizonte.
Os times
O Taubaté, do técnico Javier Weber, no recente jogo das semfinais contra o Campinas entrou com: Bruninho Rezende (levantador), Maurício Souza (central), Maurício Borges (ponteiro), Douglas Souza (ponteiro), Lucão (central), Felipe Roque (oposto) e Thales (líbero). Começaram no banco: Rapha (levantador), Bruno Biella (central), Vitor Yudi (líbero), Gabriel Cândido (oposto), João Rafael (ponteiro), João Franck (ponteiro) e Riad (central).
O Minas, do técnico Nery Tambeiro, na recente partida contra o Itapetininga entrou com: William (levantador), Matheus Pinta (central), Lazo (ponteiro), Honorato (ponteiro), Gustavão (central), Escobar (oposto) e Maique (líbero). Começaram no banco: Varela (ponteiro), Jonatas (ponteiro), Paulo (oposto), Lucas (oposto), Gustavo Orlando (levantador), Juninho (central) e Arthur Bento (ponteiro).
A tabela
Primeira rodada
14.04 (quarta-feira) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2
Segunda rodada
16.04 (sexta-feira) – Minas Tênis Clube (MG) x EMS Taubaté Funvic (SP), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2
Terceira rodada (se necessário)
18.04 (domingo) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SPORTV 2
ADC Embraer escolhe nova gestão para o triênio 2025/2027
Associados votarão nesta quinta-feira (5)
Ventos de 77 km/h e alagamentos atingem bairros de Taubaté
Temporal inunda túnel atrás do Estádio Joaquinzão
Homem desrespeita ordem judicial e danifica veículo de ex-namorada, em São José
Acusado descumpria medida protetiva
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.