A Grok AI, sistema de inteligência artificial desenvolvido por Elon Musk, agora escreve os artigos da Grokipédia, uma nova enciclopédia online que promete ser “a verdade, toda a verdade e nada além da verdade”.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O site, lançado recentemente, imita o estilo visual e estrutural da Wikipédia, com páginas minimalistas, seções de referência e links internos, mas ainda é bem menor — são pouco mais de 800 mil artigos, contra mais de 7 milhões da enciclopédia colaborativa original.
Diferentemente da Wikipédia, em que qualquer pessoa pode criar e editar conteúdos, não está claro o quanto há de participação humana na produção da Grokipédia. Usuários têm apenas a opção de enviar feedback caso identifiquem erros ou inconsistências.
Em publicação na plataforma X (antigo Twitter), Musk afirmou que o objetivo do projeto é preservar o conhecimento humano e garantiu que pretende enviar cópias da Grokipédia “gravadas em óxido estável” para o espaço, incluindo versões em órbita, na Lua e em Marte.
“Nunca seremos perfeitos, mas vamos nos esforçar para alcançar esse objetivo”, escreveu Musk.
O bilionário também aproveitou para criticar a Wikipédia, que segundo ele seria “controlada por ativistas de extrema-esquerda”. Críticas semelhantes já são comuns entre grupos conservadores, que acusam a enciclopédia colaborativa de ter um viés liberal.
Comparações entre os dois sites revelam diferenças notáveis no conteúdo. O artigo sobre Musk, por exemplo, o descreve de forma bastante distinta em cada plataforma.
Na Wikipédia, o empresário é definido como uma “figura polarizadora”, criticado por divulgar informações enganosas e comentários considerados antissemitas, racistas e transfóbicos. Já na Grokipédia, Musk é retratado como alguém que “influenciou debates sobre progresso tecnológico, declínio demográfico e vieses institucionais”.
Além disso, o texto da Grokipédia afirma que, ao comprar o Twitter em 2022, Musk “priorizou reformas na moderação de conteúdo” em meio a críticas de veículos com “inclinação à esquerda”, mas cita como fonte apenas o ranking de bilionários da Forbes, sem documentos ou publicações que sustentem a afirmação.
Musk garantiu que a enciclopédia será atualizada constantemente conforme o Grok evolui:
“Conforme o Grok melhora, a Grokipédia também melhorará. Estamos incorporando os princípios do pensamento crítico e da coerência”, disse o empresário.
O lançamento reforça a estratégia de Musk de expandir o ecossistema de produtos ligados ao X e à inteligência artificial, mas também reacende o debate sobre neutralidade e confiabilidade das informações geradas por sistemas automatizados.
Vazamento no Gmail expõe 183 milhões de contas
Confira se sua conta foi afetada
Polícia ambiental resgata bois com sinais de maus-tratos em Paraibuna
Proprietário e motorista foram multados em R$ 567 mil
RMVale: 8 novos radares começam a funcionar nas rodovias nesta quarta (29)
Veja locais de instalação
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.