O Instituto Athlon, de São José dos Campos, celebrou a conquista dos títulos masculino e feminino do Campeonato das Américas de Goalball 2025, disputado entre 29 de julho e 5 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O Brasil manteve o domínio na modalidade com atuações destacadas dos sete atletas do Athlon convocados para a seleção.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal no WhatsApp!
Na disputa masculina, Emerson Ernesto, Paulo Saturnino, André Dantas e Alex Melo representaram o país, que venceu a Argentina por 7 a 1 na final. No feminino, Jéssica Vitorino, Larissa Santos e Victória Amorim garantiram o ouro ao superar o Canadá por 6 a 2, repetindo o feito da edição anterior.
Destaques da final masculina foram Emerson Ernesto, autor de gols decisivos, e, no feminino, Jéssica Vitorino, que entrou no segundo tempo e marcou quatro gols importantes para a virada da equipe. Victória Amorim comemorou o retorno à seleção com o título continental.
Com as conquistas, o Brasil assegurou vaga para o Mundial de Goalball de 2026, que será realizado na China.
Além do goalball, o Instituto Athlon teve 10 nomes convocados para o Mundial de Atletismo Paralímpico de 2025, em Nova Délhi, entre 27 de setembro e 5 de outubro. A lista inclui oito atletas e dois guias, como Lorena Spoladore, Renato Ben Hur, Jardênia Félix, Thomaz Moraes, Ricardo Mendonça, Rayane Soares, Fernanda Yara, Christian Gabriel, Edson Cavalcante e Wendel Silva.
A convocação seguiu critérios técnicos do Comitê Paralímpico Brasileiro e da World Para Athletics. O Brasil busca ampliar seu histórico de medalhas após o segundo lugar geral na última edição, em Kobe, com 42 pódios.
Brasil sinaliza diálogo com EUA sobre big techs e minerais estratégicos
Geraldo Alckmin afirma que o país está aberto a conversar
Ibama multa barco que perseguiu baleia no Litoral Norte
Fiscalização aumenta após denúncia de prática proibida em Ubatuba
Fotógrafo que registrou gesto obsceno de Moraes é demitido
Imagem do ministro do STF com dedo médio erguido em jogo do Corinthians viralizou
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.