Esporte

Tiago Splitter é nomeado técnico interino do Portland Trail Blazers da NBA

Ele é o primeiro brasileiro a se tornar treinador na Liga Americana

Escrito por Meon

23 OUT 2025 - 17H00 (Atualizada em 23 OUT 2025 - 18H25)

Thiago Mora/Euroleague Basketball

O Portland Trail Blazers anunciou que Tiago Splitter será o técnico interino da equipe, segundo informações divulgadas pela ESPN. O brasileiro, que fazia parte da comissão técnica da franquia, assume o comando após o afastamento temporário de Chauncey Billups, envolvido em uma investigação sobre apostas esportivas.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

De acordo com o jornalista Shams Charania, Splitter, ex-jogador da NBA e campeão com o San Antonio Spurs em 2014, foi escolhido para liderar o time durante o período de transição. Essa será sua primeira experiência como treinador principal em nível profissional.

A ESPN informou ainda que o assistente Nate Bjorkgren também foi cogitado para assumir o cargo, mas a direção optou por manter o brasileiro, que já vinha desempenhando papel importante na comissão técnica.

Antes de chegar a Portland, Splitter foi assistente técnico do Brooklyn Nets entre 2019 e 2023 e do Houston Rockets na temporada 2023-24. Mais recentemente, comandou o Paris Basketball, da França, onde conquistou dois títulos nacionais na última temporada.

Como jogador, Tiago Splitter teve uma carreira sólida entre 1999 e 2017, com destaque para sua passagem pelo San Antonio Spurs, onde se tornou o primeiro brasileiro campeão da NBA em 2014. Ele também defendeu o Atlanta Hawks e o Philadelphia 76ers antes de se aposentar em 2018, devido a problemas físicos e uma cirurgia no quadril.

Agora, o ex-pivô assume interinamente o comando do Portland Trail Blazers, equipe que atravessa um período de reestruturação e busca estabilidade dentro e fora das quadras.

Afastamento de Billups

Chauncey Billups, técnico titular da equipe, foi preso em conexão com uma investigação sobre jogos ilegais de pôquer que, segundo as autoridades, envolviam membros de famílias mafiosas de Nova York. Billups, membro do Hall da Fama do Basquete, cinco vezes All-Star e campeão da NBA em 2004, teria recebido pagamentos por sua participação.

A investigação também envolve o armador do Miami Heat, Terry Rozier, e o ex-jogador Damon Jones, conforme informou a CNN.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Esporte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.