RMVale

SJc: Justiça determina que Prefeitura apresente plano de regularização fundiária até dezembro

Decisão obriga município a apresentar cronograma detalhado de aproximadamente 200 bairros

Escrito por Meon

23 OUT 2025 - 19H30 (Atualizada em 23 OUT 2025 - 19H47)

Divulgação/Claudio Vieira/PMSJC

A Justiça determinou que a Prefeitura de São José dos Campos apresente, até 3 de dezembro de 2025, um plano detalhado de regularização fundiária com informações sobre as ações do município em aproximadamente 200 bairros. A decisão liminar foi proferida pela juíza Laís Helena de Carvalho Scamilla Jardim, da 2ª Vara da Fazenda Pública.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

A ação civil pública foi ajuizada pela Defensoria Pública e Ministério Público Estadual, que alegam descumprimento da legislação municipal desde 2018. Segundo as instituições, dezenas de milhares de pessoas vivem em áreas irregulares no município, expostas a riscos sociais e ambientais.

A juíza destacou que a falta de cronogramas e transparência compromete o controle social e perpetua violação de direitos fundamentais. A prefeitura deverá apresentar relatórios completos sobre todos os núcleos urbanos informais e o andamento das regularizações pendentes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.