Sexta-feira, 09 de Abril de 2021

Meon Jornal - 14a Ed.

Editorial: Vacina para todos

Em um momento extremamente nevrálgico e determinante, em que até conseguimos observar uma pequena mudança comportamental do comandante em chefe da nação em relação à Covid-19 (o presidente começou a usar máscara, estamos falando da máscara cirúrgica, utilizada como protocolo contra o novo coronavírus), um bom exemplo nos é soprado pelo sétimo andar da maior cidade da RMVale.

À frente, como cabe a etimologia da palavra prefeito, Felicio Ramuth anunciou um fundo de R$ 30 milhões para a compra de vacinas contra a Covid-19. São José dos Campos, assim como 37 dos 39 municípios da RMVale, faz parte do consórcio de municípios que tenta, em conjunto, a compra de vacinas. Como chegou ao valor? Cortando gastos, em ação declarada de economias feitas pelas secretarias, na intenção de criar um fundo para a compra de vacinas. São José já aplicou quase 110 mil doses desde o início da campanha, mas os imunizantes dependem da distribuição dos governos federal e estadual.

A compra de vacinas pelos municípios ainda não é permitida, há um grande movimento nesta direção, caminho que acredito ser sem volta, visto que a única alternativa para tentarmos minimamente voltar ao normal é imunizar nossa população. Outros prefeitos, como Izaias Santana, de Jacareí, atual presidente do CODIVAP; Felipe Augusto, de São Sebastião; e Toninho Colucci, de Ilhabela têm feito muito além do óbvio no enfrentamento à esta chaga quase intransponível.

Segundo o levantamento divulgado pelo CODIVAP, o consórcio de prefeitos do Vale do Paraíba, seis hospitais em toda a região já estão sem vagas em leitos intensivos, três deles em São José dos Campos, como o Hospital Santos Dumont, Antoninho da Rocha Marmo e Pio XII. Enquanto nosso governador pula de cidade em cidade acompanhando as doses da CORONAVAC e soltando frases “populistas” e nosso presidente briga consigo mesmo com mau presságio para 2022, os prefeitos da RMVale têm feito o dever de casa.

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Jornal

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.