Meon Imóveis

“Jardins em vasos”: aprenda como cultivar plantas em apartamentos pequenos

Veja as inspirações para quem deseja começar 2022 com um cantinho verde em casa

Escrito por Meon

15 DEZ 2021 - 08H28 (Atualizada em 15 DEZ 2021 - 10H30)

Renato Navarro

Muita gente tem vontade de deixar a casa repleta de espécies de plantas e flores, mas sem conhecer a fundo, acaba por se sentir impedido em razão da falta de espaço. Além do vazio de não realizar esse desejo, fica de lado também o bem-estar que a conexão com a natureza agrega para nossas vidas. Mas, basta usar a criatividade e compor seguindo as características do décor da casa - é o que ensina a Vasart, empresa brasileira que produz vasos contemporâneos e sustentáveis a partir de polietileno 100% reciclável e 50% reciclado.

Ambientes

A sala de estar e a varanda dos apartamentos são locais perfeitos para a decoração com vasos – sejam eles suspensos no teto, agrupados no chão ou em uma estante, em suportes aramados, uma parede vertical charmosa ou com a criação de uma hortinha. Essa última também é bem-vinda na cozinha, o que permite ofertar temperos fresquinhos para o preparo de receitas especiais.

Dicas & Ideias

Junto com a decisão pelo vaso, a Vasart recomenda que os moradores de imóveis pequenos deem preferência para o cultivo de plantas que não alcancem grandes medidas em função do seu crescimento, tendo em vista a economia de espaço e, que também sejam fáceis de cuidar – principalmente para quem tem a rotina corrida. Outra recomendação diz respeito à adaptação em ambientes mistos – com luz e sombra – e o processo de regas alternadas. Na hora de escolher as mudas que serão cultivadas, procure todas as informações referentes ao seu desenvolvimento, de forma que o crescimento aconteça de forma sadia e satisfatória.

Entre as tantas espécies que podem viver em apartamentos estão as violetas, antúrios, begônias, orquídeas, azaleias, mini roseiras, mini cactos, pequenas suculentas em geral, pacovás, espada-de-são-jorge, costela-de-adão (e também a sua versão mini), lírio da paz, jiboias, samambaias, entre muitas outras. É possível trabalhar com composições entre plantas maiores e menores, de forma a aproveitar melhor todo o espaço do apartamento, levando beleza e colorido para vários cômodos.

Falando na rega das espécies, a Vasart apresenta duas soluções interessantes para quem fica pouco em casa e quer garantir que as plantinhas não fiquem sem água. Além da Horta Autoirrigável 365, lançamento da empresa, também há o Vaso Autoirrigável Maré. Ambos funcionam de maneira semelhante: após o primeiro abastecimento do reservatório, é possível monitorar o nível de água por meio do visor em formato de gota. Se estiver verde, tem água o suficiente. Caso contrário, é necessário reabastecê-lo.

É importante que as plantas se desenvolvam de forma plena, mesmo em imóveis pequenos. Portanto verifique qual o tamanho de vaso ideal de acordo com a espécie.





Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Imóveis

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.