Meon Taubaté

Governo Federal zera IPI de carros produzidos na Volks de Taubaté

Ação integra o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação

Escrito por Meon

23 JUL 2025 - 10H49 (Atualizada em 23 JUL 2025 - 10H57)

Reprodução

Os veículos compactos produzidos no Brasil de alta eficiência ambiental estão com os impostos de fabricação zerados. A medida foi regulamentada por decreto pelo presidente Lula no dia 10 de julho. A ação integra o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) e já resultou na redução do preço de carros fabricados na Volkswagen Taubaté.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp

Na avaliação do presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Claudio Batista, o Claudião, o chamado IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) Verde deve aumentar a produção e contribuir para geração de empregos.

Além disso, terá impactos positivos na questão ambiental, incentivando a renovação da frota. “Uma medida excelente para Taubaté, pois a Volkswagen já está com o Polo Track no IPI Verde. Essa é mais uma ação do Governo Federal em defesa do emprego e da indústria nacional”, disse Claudião.

A Volks avalia que a isenção do IPI é um fato relevante no mercado, com potencial para aumentar a produção. Neste ano a empresa já contratou 320 trabalhadores na planta de Taubaté por conta do lançamento do Tera. O novo SUV de entrada da montadora foi viabilizado após a aprovação de um acordo coletivo negociado pelo Sindicato junto à empresa.

As novas vagas não devem ficar restritas à montadora. Uma projeção da própria Volks aponta que até 2.600 empregos também devam ser gerados na cadeia de fornecedores da empresa, levando em conta o lançamento do Tera.

Carro Sustentável

O decreto do presidente Lula sobre o IPI criou a modalidade de Carro Sustentável, com validade até dezembro de 2026. A medida antecede os efeitos da Reforma Tributária e não terá impacto fiscal. Até o momento, a Volkswagen credenciou três versões do Polo no programa. O Polo Track, por exemplo, foi de R$ 95.790 para R$ 84.445.

Além da Volks, aderiram ao programa as montadoras GM, Renault, Hyundai e Stellantis. Para ter direito ao benefício, o veículo precisa cumprir exigências sobre emissão de gás carbônico, reciclagem de componentes, ser fabricado no Brasil e enquadrado como subcompacto ou compacto. A estimativa é que 60% das unidades tenham redução no IPI, com base no número de vendas de 2024.

“O decreto estimula a cadeia automotiva a ser cada vez mais inovadora e sustentável, ao mesmo tempo em que gera empregos e facilita o acesso da população a carros novos, menos poluentes, mais seguros e mais econômicos”, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI

Crescimento

A isenção do IPI chega em um momento positivo do mercado automotivo no Brasil. A produção de veículos registrou alta de 7,8% no primeiro semestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado, e alcançou 1,226 milhão de unidades. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Já as vendas totalizaram 1,199 bilhão de unidades nos primeiros seis meses de 2025, um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período do ao passado. O balanço mostrou ainda que as exportações aumentaram quase 60% no primeiro semestre do ano (264,1 mil unidades), sendo que a Argentina foi o principal destino dos veículos montados no Brasil.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Taubaté

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.