O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), sob a gestão do Grupo Chavantes, será um dos centros selecionados para a aplicação da segunda fase do Revalida 2025 – Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras. A avaliação prática está marcada para os dias 19 e 20 de julho e 178 médicos participarão dessa etapa no HMUT.
Coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com apoio da Ebserh e instituições públicas de ensino superior, o exame tem como finalidade avaliar conhecimentos e competências de profissionais formados fora do Brasil que desejam atuar legalmente no país.
Essa é a primeira vez que o HMUT participa da aplicação do exame, consolidando-se como um espaço relevante para ações que promovem qualificação e desenvolvimento na área da saúde. No Estado de São Paulo, apenas o HMUT e a Afya Educação Médica, na capital paulista, farão a aplicação do Revalida.
A escolha do HMUT como local de prova reforça a relevância da unidade no cenário da saúde pública regional. "Temos orgulho em contribuir para a formação e inserção de novos profissionais na área da saúde", afirma a Dra. Letícia Bellotto Turim, advogada especializada no terceiro setor e presidente do Grupo Chavantes.
Para conduzir o exame, uma equipe técnica do hospital participou da Reunião Técnica Nacional (RTN), realizada dia 28 de junho no Rio de Janeiro-RJ, onde receberam treinamento específico sobre os protocolos e procedimentos exigidos durante a aplicação do exame.
Durante os dois dias de atividades, a execução será acompanhada por representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela operacionalização do exame, garantindo a padronização e a qualidade do processo em todos os polos.
Sobre o Revalida
O Revalida é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior estrangeira, que verifica a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional.
O processo é composto por duas fases: a primeira, de caráter teórico, reúne questões objetivas e discursivas; já a segunda é voltada às habilidades clínicas. A aprovação em ambas as etapas é obrigatória para que os médicos possam solicitar a revalidação do diploma junto às universidades públicas credenciadas.
A prova prática contempla atividades simuladas em cinco áreas essenciais da Medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade (MFC). As simulações ocorrem em ambientes que reproduzem cenários reais de atendimento.
Sobre o HMUT
O HMUT é um hospital de referência em alta e média complexidades, que atende 39 municípios da região metropolitana do Vale do Paraíba. Além dos atendimentos emergenciais nos Prontos-socorros (Infantil e Ginecologia/Obstetrícia), a unidade oferta a população atendimentos em diversas especialidades de saúde, englobando as áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria e cirurgia geral.
Morre, aos 50 anos, cantora Preta Gil
Artista lutava contra um câncer no intestino
São José vence "Clássico do Vale" contra Taubaté
Águia faz 2 a 0 e se mantém invicta na Copa Paulista
SP faz audiências públicas sobre serviços de remoção e guarda de veículos
Primeira é nesta segunda (21); São José recebe uma reunião no dia 28 de julho
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.